O evento Publya Advertising Academy que aconteceu nessa quarta, 14, no NB Hotéis em Aracaju, solidificou as atividades de uma das maiores empresas de mídia programática do país em Sergipe, a Publya, quem tem em Sergipe e Alagoas como representante exclusivo a Gabinete de Mídia.
A empresa trouxe para a capital aracajuana o que acontece no mercado nacional e internacional em mídia programática. O objetivo foi esclarecer como funciona a ferramenta e as possibilidades de oferecer o melhor retorno de investimento ao cliente.
Do treinamento Incompany realizado nas grandes agências ao em grupo, o foco foi o mesmo, qual a forma mais eficaz para um planejamento de Mídia Programática, para a gerente de planejamento da Publya, Inês Pimpão, apesar das dificuldades de aceitar o avanço da tecnologia, ela está aí para auxiliar e o planejamento de mídia on que precisa ser eficaz.
Durante o seminário que certificou os profissionais de mídia de Aracaju, o conteúdo pontuou desde como funciona a lógica da compra de mídia programática, os principais players e ferramentas disponíveis.
Planejamento
Para que a mídia programática ofereça o retorno esperado é preciso planejar. Inês Pimpão explicou como fazer através de alguns exemplos como a jornada do consumir e o papel da influência na internet e como estruturar essa jornada definindo mensagens e público. Sem esquecer as análises de audiências, mídia e suas segmentações para cada momento específico. Para Inês, o conteúdo que foi trazido para o mercado sergipano já percorreu mais de 100 turmas desde o agosto de 2018.
“O que fizemos em Aracaju foi um treinamento para uma comunicação estratégica para o digital. Porque é preciso enxergar o digital como digital e não ver o digital com o racional de Offline, e isso passa pelo planejamento eficaz da parte inicial do projeto, que se bem planejado tem retorno de investimento para o que foi pensado. Com a mídia programática ao invés de comprar mídia negociando, você compra os espaços digitais. Usar a tecnologia a seu favor economiza tempo das equipes e fazem vendas mais eficientes. Marcas precisam buscar conhecimento, testar, porque a mídia programática não é um bicho de 7 cabeças e trabalha o digital de forma mais eficiente. As marcas estão chegando ao mercado regional e trazer a didática e o entendimento sobre o tema com linguagem acessível, qualifica o mercado sergipano”, afirmou.
Público
Para a Diretora de Comunicação Social da Prefeitura de São Cristóvão, Nívea Lima, eventos como esse da Publya são de fundamental importância porque passa a explicar que mídia programática traz um público alvo, deixa claro que “não existe um bando de dados, mas um banco de dados real e específico. Conhecer a realidade do online, compreender o funcionamento das novas mídias e com menos investimento, mas de forma qualitativa, direciona melhor o investimento e o custo por mil que antes era altíssimo e hoje diminuiu. Na mídia off não conseguimos restringir público como na mídia on. Para o setor público, todos são públicos, mas na mídia on conseguimos restringir ações específicas como campanha de vacinação, Refis, IPTU é possível montar melhor um plano de comunicação como um todo. Olhar o universo de forma analítica é de extrema importância, ressaltou Nívea.”
Cleon Nascimento, publicitário e professor, ressaltou a importância do evento, visto que “entender a mídia programática além do universo de rede social é essencial pois eventos como este contribuem para entender a cultura do digital além de outras plataformas, como é a mídia programática. Em Sergipe é possível ver esse tipo de mídia de forma tímida e pontual, mas acredito na ampliação,” afirmou.
Já Maisa Feitosa, da Trilha Propaganda, enfatizou o evento diante do Know how da Publya que “é um dos maiores veículos do país em mídia programática, mas o mercado está crescendo e é importante entender como funciona a aplicação para o cliente ter um retorno melhor, um evento extremamente importante porque a ferramenta cresce a cada ano”, finalizou.
Crescimento da Publya
É necessário que as pessoas comecem a olhar para uma nova maneira dos investimentos de mídia e aproveitar o que a cultura digital tem a oferecer para os clientes e negócios. Esse é uma das bandeiras da Publya que durante o Publya Advertising Academy em Aracaju que certificou profissionais de mídia, para uma nova maneira de investir, a mídia programática, que vai além da fórmula produto, praça, promoção e marca. É a utilização do planejamento de mídia e tecnologia que faz o investimento de forma qualificada.
“Os investimentos migram , mas não existem mais o volume de antes, o dinheiro não é mais o mesmo. É preciso uma adequação. O digital abarca uma boa parte , mas a comunicação é complemento, é 360, é digital com digital forte . Se planejado e investido a verba de forma correta, aproveitando da melhor forma, não tem erro, o erro é o cliente achar que pode escolher uma mídia única e essa mídia ser off, é preciso dialogar, convergir e agir em todas as frentes e a mídia programática é fundamental nesse papel de trabalhar on com propriedade, qualidade, público e dados específicos”, afirmou João Amaral, gerente comercial da Publya.
A aposta nessa mídia tem rendido bons frutos para a Publya, principalmente com a ampliação da parceria com escritórios que representam exclusivamente a empresa como é o caso de Sergipe e Alagoas com a Gabinete de Mídia, e na Bahia com a Aura Bahia.
Gabinete de Mídia
Desde 2016 a Publya apostou na ampliação do mercado e cresceu 200%, para 2019 o objetivo é fechar o ano com crescimento 23%. A receita é o crescimento pela visão comercial, observando a proximidade com o mercado, qual o momento que clientes e agências estão vivendo localmente, e essa receita local de representatividade tem rendido bons frutos.
A parceria com a Gabinete de Mídia iniciou em março deste ano, mas já é positiva para o segmento de mídia programática, “se bem planejado a tecnologia e a publicidade juntas refletem um retorno de investimento para o cliente e foi isso que a Publya mostrou para o mercado sergipano hoje. Esse evento marca oficialmente a chegada desse segmento no mercado sergipano e nós estamos otimistas com a perspectiva de ampliação de mercado”, ressaltou Pedro Amarante, CEO da Gabinete de Mídia.
Aura Bahia
Aura Bahia é uma empresa de soluções de mídia há mais de 30 anos no mercado baiano, também é uma parceria da Publya há 3 anos e da Gabinete de Mídia há 11 anos. A Aura Bahia também apoiou o evento Publya Advertising Academy .
O sócio fundador César Silveira, fez questão de ressaltar a diferença de investimento dos meios tradicionais midiáticos para o digital. O que antes era volumoso , por exemplo no impresso, hoje o investimento é periférico, ficando a cultura digital em destaque, ressaltando a mídia programática como a tendência mercadológica hoje.
“A parceria e a decolagem desse projeto em Sergipe foi esse evento Publya Academy, em Segipe, um marco importante para os profissionais se posicionarem corretamente diante da ferramenta que é a mídia programática. Essa ferramenta trabalhada na Publya só engrandece o mercado, pois é uma empresa referência no Brasil, que oferta solução digital, porque além da mídia ela oferece tecnologia pela parceria que possui com a Media Math e a Tail Simple data Anywhere. Isso dá ao cliente uma segurança a mais na hora de investir, além da transparência que é aberta ao cliente”, finalizou César Silveira da Aura Bahia.