Um balanço realizado pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), revelou que houve um aumento de 160% na produção de tomate irrigado nos perímetros de Sergipe.
Nos perímetros irrigados de Canindé do São Francisco e Lagarto, os agricultores atendidos com o fornecimento de água de irrigação e assistência técnica agrícola produziram, em 2023, mais de 894 toneladas (t) de tomate.
A produção favorece os lucros para o agricultor. Além de aumentar a oferta no mercado, o que beneficia o consumidor. A área irrigada colhida nos municípios de Canindé de São Francisco e Lagarto foi de pouco mais de 20 hectares no último ano.
Porém, a atividade agrícola dos irrigantes dos perímetros Califórnia e Piauí, realizada no mesmo período, deixou um saldo de quase nove hectares para ser colhida agora, em 2024.
Canindé
No perímetro Califórnia, em Canindé, a produção dos irrigantes em todo ano de 2023 alcançou quase 765 toneladas. Colheita que superou em 122% o ano anterior (2022). A safra foi calculada em um valor superior a R$ 1,5 milhão, repercutindo em renda para esses produtores rurais atendidos pela irrigação da Coderse.
por Beatriz Fernandes com informações da Coderse