Pelo segundo ano consecutivo, a capital sergipana não terá festas públicas de carnaval em virtude da pandemia de Covid-19. Foi o que anunciou a Prefeitura de Aracaju após reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) na última quarta-feira, 12. Por conta da decisão, blocos carnavalescos, eventos públicos de pré-carnaval, carnaval e similares estão proibidos como forma de enfretamento à pandemia, especialmente em razão do avanço da variante ômicron no país, com casos já confirmados em Aracaju.
“É mais uma medida de controle da disseminação do vírus em nossa cidade, a partir dos dados epidemiológicos e do comportamento da doença, levando em consideração a disseminação da variante ômicron no país e sua presença em nossa cidade. Embora Aracaju não seja uma cidade com grandes eventos carnavalescos, tínhamos blocos nos bairros e prévias carnavalescas em algumas localidades com alguma tradição, de modo que decidimos por não autorizar este tipo de festividade uma vez que enfrentamos um momento de aumento da doença”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.
De acordo com a avaliação epidemiológica dos casos de covid-19 na capital, apresentados na reunião pela secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, houve crescimento na média de casos novos, considerando os últimos 14 dias. Atualmente a média diária está em 16,5 casos. Duas semanas atrás eram 4,7 casos por dia. A positividade dos exames está em 7,5%, sendo que há duas semanas era de 1%. A média diária de internamentos também subiu de sete para dez casos/dia entre a primeira e a segunda semana de 2022.
Apesar do aumento de pessoas contaminadas e de internamentos, não houve variação do número de óbitos.
Com informações da Agência Aracaju de Notícias.