Na manhã desta segunda-feira, 21, o pré-candidato a governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), senador Rogério Carvalho, reuniu a imprensa para apresentar a plataforma digital “Sergipe de Todos”, que tem como propósito principal a participação popular na construção do plano de governo do pré-candidato. Rogério estava acompanhado dos presidentes dos diretórios estadual e municipal do PT, o deputado João Daniel e Jefferson Lima, respectivamente.
Dividida em 10 temas (Emprego e Renda; Infraestrutura; Saúde; Turismo; Meio Ambiente; Educação; Agricultura; Segurança e Inovação e Tecnologia e Cultura), a plataforma deve ser acessada através do endereço www.sergipedetodos.com.br, onde as pessoas poderão opinar sobre as demandas mais urgentes do Estado. Como resultado final, o “Sergipe de Todos” captará as respostas que servirão para fundamentar a criação do plano de governo do pré-candidato.
Rogério reiterou se tratar de um canal colaborativo, e falou sobre o uso das tecnologias para desburocratizar serviços e das mídias sociais para combater fake news. “Juntar 100 pessoas para construir um programa de governo de forma presencial é muito difícil, mas podemos ter cinco mil pessoas interagindo e dando sua contribuição na plataforma, propondo novos eixos de discussão para a construção do programa. E no meio de todas essas contribuições sempre vão existir aquelas que são inovadoras, disruptoras e devem ser aproveitadas”, disse.
“Não queremos só produzir um programa, mas também trazer a tecnologia para a gestão. Precisamos transformar isso, que virou um instrumento de difundir notícias falsas e criar caminhos que não são compatíveis com a vida em sociedade, como o estímulo ao fascismo e ao racismo. Queremos usar toda essa base tecnológica para que, por exemplo, um indivíduo não precise passar 120 dias para tirar um documento de identificação. É preciso, também, que os governos sejam mais voluntários para o conjunto da sociedade. Eles se encastelaram numa linguagem muito especializada, portanto os cidadão se sentem excluídos por não compreenderem o que o governo fala”, continuou Rogério.
O pré-candidato tratou, ainda, de afastar rumores de que lideranças nacionais do PT não estariam satisfeitas com o seu nome para disputar a eleição em Sergipe. “Desde que conversei com João Daniel e Jefferson e levamos esse debate para dentro do diretório estadual do PT que lançaríamos uma candidatura, e que isso foi definido, nunca houve questionamento por parte de Lula nem da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e nem da direção nacional do partido na sua inteireza. Isso criou em Sergipe uma forma de descredibilizar a minha pré-candidatura”, declarou Rogério.