Profissionais e pesquisadores participam, durante três dias, da 12ª edição do Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober Nordeste). Dessa vez, a cidade de Itabaiana foi escolhida para sediar o evento, que é patrocinado pelo Banco do Nordeste e acontece de quarta (22) a sexta-feira, no campus da Universidade Federal de Sergipe no município.
A conjuntura agropecuária de Sergipe e a realidade rural na região Nordeste contextualizam o congresso, que reunirá apresentações e debates sobre inovação na agricultura familiar, agroecologia, sustentabilidade, turismo rural, cooperativismo e políticas públicas, entre outros temas. De modo geral, o evento é estruturado em duas conferências, quatro mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos.
Nesta edição, o Sober Nordeste é organizado em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e Economia (Nupec) da UFS. Professores e estudantes da universidade terão espaço para apresentar pesquisas relacionadas à produção no espaço agrário, à organização socioterritorial do meio rural nordestino e ao desenvolvimento regional.
De acordo com o coordenador do evento, José Eloízio da Costa, o congresso sempre acontece em municípios do interior nordestino e será realizado pela primeira vez em Sergipe. Segundo o professor, até o momento 270 pessoas estão inscritas e 170 trabalhos devem ser apresentados.
“Teremos uma série de professores qualificados, provenientes de centros de estudos de destaque nacional, para discutir temáticas relevantes do meio rural, como é o caso das dificuldades para permanência da juventude no campo. O apoio do BNB é fundamental, como operador de crédito rural e patrocinador do evento”, afirma o coordenador.
Ascom BNB