“O Sebrae está ao lado dos empreendedores”


Em entrevista Especial, o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, relata as medidas que a instituição está adotando para auxiliar os empreendedores durante a crise da Covid-19.

O que o Sebrae tem feito para auxiliar os pequenos negócios nesse momento de crise?

Paulo do Eirado – O mundo vive hoje um momento totalmente diferente. O Sebrae está a atento a esse cenário e acompanhando de perto o impacto da crise sobre as empresas, sobretudo os pequenos negócios. Em âmbito nacional, a instituição tem buscado articular políticas públicas que possam mitigar o impacto negativo do ponto de vista econômico. Em Sergipe, estamos dialogando também com o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju algumas medidas que possam auxiliar os nossos empreendedores.

A estratégia do Sebrae é buscar iniciativas para melhorar o fluxo de caixa das empresas, com possibilidade de prorrogação do prazo para pagamento de tributos, empréstimos bancários, fornecedores e tarifas de concessionárias e liberação de linhas de crédito em condições especiais.

Já é possível medir o impacto da crise do cornavírus sobre o setor empresarial?

PE – Um estudo do Sebrae mostra que os setores de construção civil, alimentação fora do lar, moda e varejo tradicional estão os mais impactados pela pandemia do Covid 19 no Brasil. Os dados mostram que, além destes, outros dez segmentos estão entre os mais afetados e totalizam mais de 12,3 milhões de negócios, que respondem por mais de 21,5 milhões de empregos. Em Sergipe temos cerca de 105 mil pequenos negócios impactados, dos quais 81 mil pertencem a esses setores já citados.

Que tipo de orientações o Sebrae tem dado aos empresários nesse momento?

PE – Estamos divulgando um conjunto de medidas detalhadas para adoção imediata pelos pequenos negócios, com recomendações bem práticas de como se preparar para enfrentar os dias difíceis que parecem se anunciar. O momento agora é o de rever custos fixos, renegociar prazos junto a instituições financeiras e fornecedores, buscar novos canais de venda para os produtos, proteger a equipe de colaboradores e reiventar o negócio.

De que forma os empreendedores podem entrar em contato com o Sebrae?

PE – Em virtude da crise, suspendemos o nosso atendimento presencial até o dia 20 de abril. Por outro lado, reforçamos a presença nos canais digitais. Acessando o nosso portal, o www.sebraesergipe.com.br, o cliente terá acesso a um conjunto de orientações sobre como gerenciar melhor o seu negócio.

Além disso, o cliente pode entrar em contato conosco pela Central de Relacionamento, ligando para o 0800-570-0800 para receber orientações e agendar consultorias gratuitas. Em nossas redes sociais estamos também promovendo lives diárias com temas essenciais para auxiliar os empreendedores. Eles podem ter a certeza de que o Sebrae está ao seu lado.

Como os cidadãos podem também ajudar os pequenos negócios a enfrentar esse cenário?

PE – Os pequenos negócios representam hoje cerca de 99% do total de estabelecimentos do país. Eles já fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa e apoiar esse segmento é fundamental. Lançamos agora a campanha “Compre do Pequeno” para alertar que durante esses tempos de isolamento social, é importante cuidar de nós mesmos e das pessoas que estão ao nosso lado e que o ato de priorizar, no momento da compra, a opção pelos pequenos negócios, ajuda a manter a população perto de casa e as micro e pequenas empresas a ficarem mais fortes, mantendo empregos e a economia local funcionando. A campanha estará nos canais de TV aberta e canais por assinatura durante boa parte do mês de abril e nas mídias sociais e portais de notícia até o final de abril.