Mulheres são maioria no segmento de games


Imagem: Meu PS4/Reprodução

Smartphones lideram, pelo terceiro ano consecutivo, como principal plataforma de jogos

m grande crescimento, mercado de games foi explorado na quarta edição da Pesquisa Game Brasil, trazendo o cenário atual e os hábitos de consumo nas principais plataformas. Realizada pela SIOUX, agência de tecnologia interativa, pela Blend New Research, empresa de pesquisa especializada em consumo, e pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM, a pesquisa traça o perfil do gamer. Seguindo os mesmos processos dos anos anteriores, a pesquisa teve a participação de 2.947 pessoas entrevistadas no Brasil, entre os dias 1 e 16 de fevereiro.

Os gamers brasileiros podem ser considerados como multiplataforma, já que 74% jogam em mais de um dispositivo. O smartphone continua o mais popular (77,9%), seguido de computadores (66,4%) e consoles (49%). Apesar de toda a popularidade dos jogos, apenas 6,1% dos entrevistados se consideram “hardcore gamers”. A maioria se identifica como um consumidor casual, que utiliza os jogos somente como uma forma simples de entretenimento (54,1%).

Consolidando sua presença no mercado, pelo segundo ano consecutivo, as mulheres representam a maioria dos jogadores no país (53,6%). Porém, para elas, o game não é colocado como prioridade no momento de entretenimento, preferindo, antes, ir ao cinema, sair com os amigos e acessar as redes sociais.

A plataforma mobile é a preferida por 53,3% das mulheres para jogar. Como justificativa, apontaram a mobilidade, seguida da praticidade. Quando jogam em console, costumam jogar mais socialmente (na companhia de seus amigos em casa) comparado com os homens (71% delas jogam acompanhadas contra apenas 55% dos homens).

A categoria de jogos preferida foi estratégia (50,9%), seguida de aventura (45%). Os jogos de ação, corrida e esportes marcam presença apenas no Top 5 dos homens, enquanto jogos de cartas, match three e trívia são aqueles que completam o ranking feminino.

Com a mobilidade dos devices, 60,7% dos entrevistados afirmam jogar quando estão em deslocamento. Contudo, ao contrário das pesquisas anteriores, este não é mais o momento de maior consumo de jogos, já que 71% dos gamers também afirmaram utilizar o smartphone para jogar em casa.

Das pessoas entrevistadas, 76,1% afirmaram ter o costume de baixar algum tipo de aplicativo de jogos em seu smartphone. Das atividades diárias realizadas, 68,2% enviam mensagens de texto (WhatsApp, Viber, entre outros) e 69,6% acessam redes sociais. Jogar diariamente no celular é hábito de 46,6% dos gamers da amostra.

Consoles e marcas
Apesar da oitava geração (Xbox One, PS4, Wii U) completar pouco mais de três anos, o Xbox 360 é o console mais popular, utilizado por 44,2% dos gamers, seguido do PlayStation 3 (29,2%) e PlayStation 2 (26,5%). Em termos de preferência o PlayStation 4 assume a liderança com 30,7% dos gamers entrevistados, deixando o Xbox 360 em segundo lugar, com 28,6%, tirando a sua liderança de 2016.

A avaliação feita pelos gamers brasileiros dos jogos de console dublados aponta que 45,1% atribuem qualidade boa, 34,9% regular e 15,6% excelente. Da modalidade de jogo preferida, Ação e Aventura obteve 44,3%, seguida de Tiro (31,5%) e Esportes (23,8%).

A pesquisa também identificou a preferência por marcas no segmento de smartphones, consoles e o jogo mais popular entre os entrevistados. Em mobile, a Samsung lidera com 37%; em consoles, a Sony (PlayStation) está na frente, com 59%; e o jogo com maior popularidade de 2016 foi FIFA.

Pokémon Go

Apesar da grande cobertura no lançamento, dos entrevistados, 29,1% jogaram por poucos dias, para ver do se tratava. 28,9% afirmaram ter jogado por alguns meses, e 23,7% da amostra disse continuar na jornada de captura dos Pokémons.

Em relação ao ganho financeiro, 17,2% dos jogadores de Pokémon Go gastaram dinheiro dentro do game. Desses, 71,4% afirmaram que tais compras valeram a pena e 70% disseram que gastariam dinheiro novamente no jogo.

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