A Microsoft confirmou que está em negociações para adquirir o TikTok nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. O acordo acontece após o presidente Donald Trump voltar atrás da decisão de banir o aplicativo, e ordenar que a ByteDance abra mão de suas operações em solo americano.
m comunicado oficial, a Microsoft afirmou que aguarda uma conversa entre Trump e o CEO Satya Nadella para dar continuidade à compra. A companhia disse também que compartilha das preocupações do presidente em relação ao TikTok, e que fará uma “revisão completa” de segurança no app.
“A Microsoft garantirá que todos os dados privados dos usuários americanos permaneçam nos Estados Unidos”, informou a empresa. “Dados que estejam atualmente armazenados fora do país serão excluídos dos servidores após a transferência”.
As duas empresas têm um prazo de 45 dias para a formalização do acordo. Quando a compra for efetuada, a Microsoft passará a competir com o Facebook e o Snapchat no ramo dos aplicativos de vídeos curtos — uma concorrência inteiramente americana, como se desejava.
ByteDance é criticada
A venda do TikTok é o desfecho de meses de atrito entre os proprietários do aplicativo e a Casa Branca, mas isso não significa que os problemas da ByteDance acabaram. Na China, a empresa vem sendo criticada por sua postura diante da decisão do presidente americano.
O assunto foi muito comentado no Weibo, rede social chinesa semelhante ao Twitter. Um dos posts mais populares do último fim de semana dizia que a ByteDance “ajoelhou-se tão rápido que nem esperou o governo chinês retaliar”.
As críticas ganharam força quando Fred Hu, presidente do Primavera Capital Group e investidor da ByteDance, questionou publicamente como a venda poderia ser vantajosa para a empresa. Ele chamou atenção ao fato de que o aplicativo ainda está em estágios iniciais de crescimento nos Estados Unidos, e afirmou que o acordo pode trazer resultados desfavoráveis para os acionistas privados.
“Isso absolutamente não faz sentido”, disse Hu. “É triste para a Bytedance, para o capitalismo empreendedor e para o futuro do comércio global”.
Atualmente, o TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos, e a empresa responsável por suas operações no país deve lucrar US$ 6 bilhões (em torno de R$ 31 bilhões) em 2021.
Fonte: Olhar Digital – Via: Reuters