Medidas de prevenção seguem necessárias mesmo com vacinação

Até esta quinta-feira, 06, 154.060 sergipanos tomaram a segunda dose

Medidas de prevenção seguem necessárias
Imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil

O plano de vacinação em Sergipe segue avançando, porém as medidas de prevenção preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto às ações não farmacológicas de prevenção à Covid-19, devem continuar sendo seguidas. As principais orientações são o uso de máscara, o distanciamento social e lavagem frequente das mãos.

Em recente entrevista coletiva, a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, argumentou que a vacinação é fundamental para o combate à pandemia, mas que até agora os países da América Latina e Caribe ainda não receberam doses suficientes para uma imunização mais abrangente contra o coronavírus. “Embora as pessoas estejam sendo vacinadas, não podemos confiar nas vacinas para reduzir as infecções quando não há vacinas para todos. Elas são uma parte das respostas abrangentes que inclui a prevenção por meio de medidas de saúde. É por isso que precisamos fazer tudo para dobrar a curva e reduzir as infecções”, destacou Etienne.

Em entrevista ao Caderno Mercado, Eduardo Andrade, assessor de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe, frisou que as medidas estipuladas pela OMS serão respeitadas enquanto durar a pandemia, sem previsão de encerramento. “Quanto à vacinação da população, o Estado depende do envio de vacinas do Ministério da Saúde e está seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização que não prevê data de término para imunizar toda a população brasileira”, explicou. Até esta quinta-feira, 06, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe, 334.046 pessoas já tomaram a primeira dose das vacinas no estado e 154.060 tomaram a segunda dose.

Leia Também : Primeiras doses da Pfizer chegam em Sergipe

Medidas de prevenção seguem necessárias
Com informações da Agência Brasil.