Mecanismo Especial de Devolução será nova modalidade do Pix


Mecanismo Especial de Devolução será nova modalidade do Pix
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Em funcionamento desde novembro de 2020, o Pix revolucionou a rotina de pagamentos e transferências do brasileiro. De acordo com dados do Banco Central, já são mais de 250 milhões de chaves ativas para a modalidade e mais de 93 milhões de usuários cadastrados. Não é à toa que já foi anunciada a criação de um novo mecanismo para a modalidade. 

O Banco Central já aprovou o Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que deve entrar em operação a partir de 16 de novembro de 2021. Atualmente, já existe a funcionalidade de devolução que permite que o usuário que recebeu o pix devolva, total ou parcialmente, os valores de uma transação. Porém, não é possível que a devolução seja feita pela instituição de relacionamento, como os bancos. 

O objetivo do mecanismo é viabilizar a devolução dos valores em casos de suspeita de fraude ou nas situações em que haja falha operacional. Além disso, este tipo de transação dará mais agilidade e transparência a estas situações. A instituição que efetuar a devolução precisará notificar o usuário quanto a realização do débito e a transação constará do extrato das movimentações. 

 

Leia também: 83% dos brasileiros consideram Pix melhor do que DOC e TED