Pesquisa da Michael Page com mais de 300 executivos mostra, no entanto, que três em cada dez companhias não acompanham as mudanças do mercado
O marketing e a área de TI lideram a transformação digital das empresas. A constatação é de um levantamento da consultoria Michael Page com 300 executivos ao redor do mundo. Outro fator apontado no levantamento é que as empresas não estão preparadas para as mudanças digitais. E essa conclusão vem dos próprios funcionários de alto escalão.
De acordo com a pesquisa, realizada em outubro, quase metade dos profissionais acredita que as empresas onde atuam não estão preparadas para o atual momento. Ainda de acordo com o levantamento, realizado em outubro, 46% dos respondentes apontaram que as companhias onde atuam não estão prontas para o processo de digitalização.
“Essas informações mostram que ainda há resistência por parte das empresas em adotar estratégias e ações que contemplem o universo digital. As companhias que relutarem para atuar no ambiente online não terão muitas alternativas”, diz Genis Fidelis, gerente da Michael Page.
A pesquisa ainda tentou entender se as empresas passariam por uma transformação digital nos próximos dois anos. De acordo com 82% dos respondentes, as companhias onde trabalham devem passar por esse processo ante 18% que não acreditam nessa possibilidade. Questionados se a transformação digital seria capaz de aumentar a produtividade dos profissionais, a maior fatia dos respondentes, 27%, acredita no aumento de 50 a 80%.
Outros aspectos foram identificados na pesquisa como a constatação de que nove em cada dez respondentes apostam que a transformação digital mudará sua rotina de trabalho e afirmam também que sua posição não poderá ser substituída por robôs. Ainda, 58% consideram a área de Digital extremamente importante na companhia.
“Essa pesquisa mostra como está o processo de transformação digital das empresas. Os setores mais avançados, além das startups, são as empresas de tecnologia e e-commerce, que nasceram no meio digital. Os setores menos avançados são de empresas que possuem menos contato digital com o cliente no dia a dia, mas que já começaram a perder espaço diante do avanço do digital, especialmente para companhias de bens de consumo, saúde e educação”, destaca Genis Fidelis.
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