O município de Itabaiana representa 60% PIB sergipano, tem 734 indústrias o que equivale a 24% das indústrias do Estado e gera 18 mil empregos. O evento Itabaiana Expo Indústria nessa primeira edição que acontece de 18 a 21 de outubro, tem o objetivo de movimentar o comércio da cidade, destacando os produtos locais e aprimorando o bairrismo dos produtos da região e desenvolvendo a qualificação profissional através de palestras, exposições. Serão rodadas de negócios com especialistas e incluirá a visitação às indústrias com o objetivo de promover e fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento da produção local.
A iniciativa surgiu diante do cenário de crise que o país vive, Luiz Bispo, organizador do evento e relações públicas da ACESE de Itabaiana falou da importância do evento. “Os empresários de Itabaiana se organizaram para mudar o cenário de crise que o país vive, não adianta esperar a oportunidade aparecer, temos que nos unir e nos organizar para promover um cenário favorável para a economia. Nós tivemos total apoio de todos para a realização do evento, que nesta primeira edição já estamos com grande expectativa para este e para os próximos que virão”, enfatizou Luiz Bispo.
Abertura do evento
A abertura do evento acontecerá no dia 18 de outubro, nesta quinta, com a apresentação da Banda Filarmônica da cidade de Itabaiana, na oportunidade serão homenageados os empresários locais com mais de 30 anos de CNPJ aberto. A comenda levará o nome de José Mesquita da Silveira (Zeca Mesquita), empreendedor que em 1.910 trouxe a energia para Itabaiana, além do primeiro cinema e do primeiro carro.
A Feira
A feira será separada em cinco áreas distintas, sendo divididas na área Externa: Tenda Principal, um grande auditório na área externa do shopping com capacidade para 500 pessoas; Feira da Indústria, com duas áreas, sendo uma destinada Construção e Caminhões e a outra para Confecções e Alimentos; Além de um espaço voltado para a Feira do Agronegócio.
Os empreendedores locais serão homenageados, além de sorteios de vários brindes para o público que irá visitar e participar do evento. “A Feira tem a oportunidade de qualificar ainda mais o empresariado local, além de tirar dúvidas sobre formas de investimentos. para isso fechamos um pacto com o Banco do Nordeste, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e as empresas locais como Infographic’s, Jamsoft e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)”, afirmou Luiz Bispo.
A expectativa é que mais de 20 mil pessoas visitem os estandes durante os três dias de evento.
Indústria do Conhecimento
Dentro da Itabaiana Expo Indústria terá um estande destinado a Indústria do Conhecimento onde escritores estarão expondo seus trabalhos e divulgando a edição 2019 da Bienal do Livro de Itabaiana.
Comenda José Mesquita da Silveira
Conhecido por Zeca Mesquita, a comenda é a representação do pioneiro do empreendedorismo de Itabaiana que nasceu em 8 de março de 1899 em Maruim, mas, itabaianense de coração, pois deixou a sua terra natal aos 8 anos de idade, por volta de 1907 e veio morar em Itabaiana. Faleceu em 16 de outubro de 1981, aos 82 anos de idade. O primeiro passo dado em Itabaiana no sistema de comunicações foi feito pelo empresário em 1948 através do serviço de auto-falante popular.