INSS: Emissão de documento da aposentadoria fica mais fácil


Senha para conseguir CNIS com todas as informações do segurado é retirada em bancos

A aposentadoria do INSS sem sair de casa é realidade para muitos trabalhadores desde a criação do INSS Digital em maio. O que vários segurados podem não saber é que para conseguir o benefício é preciso estar com os registros do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) em ordem, senão o pedido não será concedido. A novidade é que o trabalhador pode conseguir senha para ter o documento em bancos. Quem não tiver acesso à internet, ou dificuldade para criar login e senha no portal do instituto, deve pegar o código inicial no internet banking do Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Banrisul e Sicredi para acessar o serviço.

O segurado que for correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica tem como retirar o CNIS nas agências dos bancos. O trabalhador também pode cadastrar login e senha no site Meu INSS e imprimir o extrato previdenciário.

“A checagem, e possível correção dos dados inseridos no CNIS, como informações de entrada e saída nas empresas, facilita a concessão do benefício”, explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Fonte: O Dia