O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo de seleção simplificada para preencher 7,5 mil vagas temporárias em cargo de agentes de pesquisa e monitoramento em todo o país. Só para o Estado do Rio são 713 oportunidades, sendo 343 na capital. O salário é de R$ 1.250, com benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, férias e 13º salário.
As inscrições poderão ser feitas pela internet a partir do dia 21 deste mês e ficarão abertas até 19 de julho. A taxa é de R$ 30. O edital foi publicado nesta terça-feira no DO. As vagas são para trabalhar por um ano, podendo o o prazo ser prorrogado por mais dois.
Para concorrer, os candidatos precisam ter mais de 18 anos de idade e Ensino Médio completo, que deve ser comprovado, no momento da contratação, por meio da apresentação do diploma ou certificado de conclusão devidamente registrados. Há reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para negros.
O processo seletivo será conduzido pela Fundação Cesgranrio e consistirá em uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões do tipo múltipla escolha, sendo 25 de português, 20 de geografia e 15 de raciocínio lógico. A aplicação do exame será dia 4 de setembro. A divulgação do resultado final ocorrerá em 3 de outubro.
Edital dos sonhos
Para a especialista em concursos do site Concurso Virtual, Rachel Almeida, essa é uma boa oportunidade para quem ficou desempregado e estuda para outro concurso. “Sendo aprovado, o candidato ainda pode bancar parte dos estudos até que chegue o edital dos sonhos”, explica.
A professora diz que aqueles que fizeram o último concurso do IBGE para Nível Médio podem aproveitar o conhecimento adquirido. “O aluno deve também estudar pelas últimas provas que foram organizadas pela Fundação Getulio Vargas, pela atualidade dos assuntos. Quanto mais conhecimento melhor, até porque as bancas andam surpreendendo os candidatos em relação à cobrança. É muito importante estudar por meio de provas anteriores”, orienta ela, reforçando que o ideal é aproveitar, no mínimo, conteúdos de dez questões de provas.
O concurseiro Victor Sillas Rocha Ferreira, 22 anos, diz que procura aliar teoria com exercícios para otimizar o tempo de estudo. “Assim eu reforço pontos que estudo com exercícios”, explica. “O conteúdo não é extenso, são apenas três disciplinas. A diferença vai estar em quem se dedicar até a data da prova. Quero ser um dos aprovados”.
Inscrições
A partir do dia 21, os candidatos poderão se inscrever pelo site da Cesgranrio, no endereço www.cesgranrio.org.br/concursos.
Prazos
21 de junho a 19 de julho: Inscrições e solicitação de isenção de taxa.
26 de julho: Resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa.
29 de agosto a 4 de setembro: obtenção do Cartão de Confirmação de Inscrição por meio do endereço eletrônico (www.cesgranrio.org.br).
29 de agosto a 3 de setembro: atendimento aos candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou condição especial para realização das provas.
4 de setembro: aplicação das provas objetivas.
5 de setembro: divulgação dos gabaritos.
5 e 6 de setembro: interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas ou aos gabaritos divulgados.
3 de outubro: resultado dos recursos aos gabaritos das provas e divulgação do resultado final.