O governo federal está alerta com a elevação dos preços dos combustíveis e já está discutindo uma redução de impostos para diminuir a pressão sobre os valores nas bombas, afirmou nesta sexta-feira o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco. Segundo ele, há discussões em curso sobre o peso dos impostos incidentes sobre os preços dos combustíveis.
“O imposto é muito alto e temos que repensar essa questão, como PIS, Cofins e ICMS”, disse ele a jornalistas após palestra na associação comercial do Rio de Janeiro.
Desde que a Petrobras implantou em julho do ano passado sistema de reajustes de preços dos combustíveis quase que diários, que busca acompanhar as cotações internacionais do petróleo e o câmbio, o diesel e a gasolina tiveram aumento de quase 50 por cento nas refinarias da empresa, com uma boa parcela sendo repassada para os postos.
O setor de combustíveis, entretanto, afirma que cerca de 50 por cento do custo da gasolina na bomba vem de impostos.“A discussão já está tendo, mas a vida não é fácil, e não sei quando pode ser anunciado”, adicionou ele.
Fonte: Reuters