Jackson Barreto participou do ato de posse e solicitou somação de esforços entre os servidores da Fazenda para cuidar, sobretudo, da folha de pessoal dos servidores
O novo secretário estadual da Fazenda foi empossado na manhã desta quarta-feira, 08. Josué Modesto dos Passos Subrinho assinou o termo de posse ao lado do governador Jackson Barreto, que está otimista para a nova gestão e solicitou somação de esforços entre Josué e os servidores da Fazenda para cuidar, sobretudo, da folha de pessoal dos servidores ativos e inativos.
O governador também pediu um maior empenho na arrecadação e otimização dos recursos, para que o funcionalismo público estadual não pare. “Quero dizer do orgulho e alegria que sinto em recebê-lo na composição de nosso secretariado. Sua participação honra nosso governo pela sua história, competência e honradez e, acima de tudo, por sua formação intelectual. O senhor teve uma grande tarefa ao ampliar a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Acho que seu amor ao estado ficou patenteado quando o senhor deixou para traz funções mais fáceis, por ter problemas de menor complexidade, a serem realizadas em Foz do Iguaçu”, declarou Jackson.
O governador disse ainda que os setores da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz) procuram trabalhar de forma harmônica, num ambiente receptivo, solidário e fraterno, e que isso contribui para melhoria não só dos serviços ofertados, como das receitas e finanças estaduais.
“Não tenho a menor dúvida que o senhor, Josué, terá apoio dos servidores e do sindicato. A Sefaz tem quadros técnicos qualificados e muito dedicados. É preciso que haja somação de esforços, porque o Estado precisa de receita para sobreviver. De sorte que desejo muito sucesso a Josué, e que o senhor fique à vontade, pois se trata de uma área técnica. Esperamos que a Secretaria cumpra sua tarefa, principalmente no que diz respeito à garantia do salário dos servidores”, destacou Jackson.
O novo secretário da Fazenda afirmou que está feliz com o novo desafio e que encontrou na Sefaz técnicos competentes. Josué disse que a missão precípua de um secretário da Fazenda é cuidar para reverter a fragilidade fiscal, de modo que, neste momento, ele ainda está estudando a situação e buscando as alternativas para alcançar um estado mais sólido das finanças sergipanas.
“Ao governador, meus agradecimentos. Espero corresponder às expectativas que o senhor depositou nessa modesta pessoa. Foram praticamente 12 anos como reitor de duas universidades, mas agora a gestão estadual é novidade. Antes eu era apenas executor de despesas e agora tenho que cuidar, basicamente, do equilíbrio das finanças. É um trabalho árduo e um novo desafio, e o principal deles é aumentar a arrecadação, captação de recursos e controlar o dispêndio, pois temos muitas demandas”, explanou Josué.
Para a nova gestão da Fazenda estadual, segundo o presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), Paulo Pedrosa, há boas expectativas. Ele espera que Josué, junto aos servidores, possa resolver gargalos e alguns problemas, de modo a realizar uma fiscalização mais eficiente e contribuir com a arrecadação estadual, atingindo os objetivos de Sergipe.
Josué Modesto dos Passos Subrinho nasceu em Ribeirópolis. É graduado em Ciências Econômicas pela UFS (1977), possui mestrado (1983) e doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp (1992), na área de História Econômica.
Foi vice-reitor da UFS no período de 1996 a 2004 e reitor de 2004 a 2012. Em sua gestão, adotou o lema “Expandir para incluir” e buscou o crescimento, qualidade acadêmica, sustentabilidade e inclusão social. Atualmente, é professor associado do Departamento de Economia (DEE/CCSA), e exercia o cargo de reitor ‘Pro tempore’ da Universidade Federal de Integração Latino Americana – Unila, em Foz do Iguaçu. Integra a Comissão da Verdade, do Governo do Estado de Sergipe.
Presenças
Participaram do ato, o secretário de Estado de Governo, Benedito Figueiredo, o reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, os deputados estaduais Robson Viana, Garibalde Mendonça, o diretor-presidente do Sergipeprevidência, José Roberto de Lima e os assessores especiais do Governo, Ricardo Lacerda e Oliveira Júnior.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias