Quem chega à Orla da Atalaia observa que, além da beleza do mar e espaços de lazer e convivência, há um lugar especial para um crustáceo que é a cara da cidade. O caranguejo tem passarela para desfilar e até um festival gastronômico em sua homenagem.
Em sua segunda edição, o Festival do Caranguejo acontece entre os dias 3 e 14 de agosto, exatamente na Passarela que leva o nome da iguaria. Organizado pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE) e apoio do Banco do Nordeste, por meio do Edital de Patrocínios Institucional e Mercadológico.
A primeira etapa dura três dias, quando sergipanos e turistas poderão apreciar delícias na Arena Gastronômica, a ser montada em frente à Passarela do Caranguejo. Bares e restaurantes vão apresentar pratos especiais, em porções menores e a um preço simbólico. Lá também serão realizadas oficinas culinárias, apresentações culturais e shows.
Nos estandes, haverá espaço educativo-ambiental para crianças, artesanato sergipano e lançamento da grife e do livro de receitas do festival. Além do capricho na escolha do cardápio e na preparação, a apresentação dos pratos é um capítulo à parte. E até o dia 14, os bares e restaurantes participantes vão oferecer as opções criativas em seus endereços, num circuito que vai atravessar a região da praia e outros bairros de Aracaju. O ponto alto do evento é a escolha do prato mais criativo e do prato mais original.
“São 26 restaurantes, oito instituições e mais de 400 pessoas envolvidas no festival, que coloca o mês de agosto no calendário turístico. Normalmente, o período é de baixa temporada, mas em função do festival, agências turísticas de estados vizinhos, como a Bahia, estão vendendo pacotes de viagem direcionados para o período na capital sergipana. É um apelo extra para o turista vir à cidade”, afirma o secretário adjunto da Semict, Fábio Andrade.
Para o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento, o patrocínio ao evento atende à lógica de fortalecimento da economia do turismo local. “Esse apoio propicia a ampliação da atuação das empresas na perspectiva de aumento da demanda por seus serviços, como resultado do consumo dos visitantes. E na heterogeneidade dos segmentos que constituem as atividades características do turismo, temos muitos clientes do Banco do Nordeste que terão a oportunidade de crescimento dos seus empreendimentos. E também temos expectativas de inserção de novos empreendedores, que poderão buscar o apoio financeiro do Banco do Nordeste para negócios”, explica o superintendente.
Ascom BNB