Experimento mostra que jornada de trabalho menor aumenta produtividade

O experimento aconteceu na Islândia com 2.500 trabalhadores do serviço público e foi dado como um sucesso

Experimento mostra que jornada de trabalho menor aumenta produtividade
Câmara Municipal de Reykjavík, na Islândia - Imagem: BBC News

A Câmara Municipal de Reykjavík, na Islândia, conduziu um experimento que alterava a rotina de trabalho dos servidores públicos do país. O projeto consiste em reduzir a semana de trabalho para apenas quatro dias, ao invés de cinco como acontece normalmente, sem haver redução salarial. 

O teste ocorreu entre os anos de 2015 e 2019. De acordo com os resultados, a produtividade permaneceu a mesma ou melhorou na maioria dos locais de trabalho. 

Mais de 2.500 trabalhadores de lugares como pré-escolas, escritórios, prestadores de serviços sociais e hospitais participaram do experimento e muitos deles passaram de uma semana de 40 horas para uma semana de 35 ou 36 horas de trabalho. 

Os resultados apresentados pelos pesquisados do UK Think Tank Autonomy e da Association for Sustainable Democracy (Alda) na Islândia levaram os sindicatos a renegociar os padrões de trabalho. Agora 86% da força de trabalho do país mudou para menos horas de serviço pelo mesmo pagamento. 

Os trabalhadores relataram sentir-se menos estressados e em risco de esgotamento. Eles também afirmaram que a saúde e o equilíbrio entre a vida profissional e familiar melhoraram, pois agora tinham mais tempo para ficar com suas famílias, fazer hobbies e realizar tarefas domésticas. 

Will Stronge, diretor de pesquisa da Autonomy, disse:

Este estudo mostra que o maior teste do mundo de uma semana de trabalho mais curta no setor público foi, em todos os aspectos, um sucesso esmagador. Isso mostra que o setor público está maduro para ser um pioneiro em semanas de trabalho mais curtas – e lições podem ser aprendidas para outros governos.

Gudmundur Haraldsson, um pesquisador da Alda, afirmou:

A jornada de trabalho mais curta da Islândia nos diz que não só é possível trabalhar menos nos tempos modernos, mas que a mudança progressiva também é possível.

Outros países

A Espanha também está testando uma semana de trabalho de quatro dias para as empresas, em parte devido aos desafios do coronavírus.

E a gigante de bens de consumo Unilever está dando aos funcionários na Nova Zelândia a chance de reduzir suas horas de trabalho em 20% sem prejudicar seus salários em um teste.

 

Leia também: Polícia Civil de Sergipe: inscrição para concurso começa dia 09