Especialista em Atração & Seleção do varejo dá dicas de como se apresentar ao mercado


Considerado um dos maiores empregadores privados do Brasil, o varejo é um setor altamente dinâmico e oferece milhares de oportunidades tanto para cargos operacionais como administrativos. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), em 2017, cerca 1,8 milhão de profissionais trabalhavam em supermercados. Aos interessados em entrar nesse mercado, ter um currículo bem estruturado e que enfatize experiência profissional pode saltar aos olhos dos recrutadores, especialmente para áreas consideradas mais estratégicas, como Perecíveis – que contempla hortifruti, carnes, peixes, entre outros – e vivência na área Comercial.

O que dizem os especialistas

Outro ponto muito particular do varejo, conforme aponta Edilma Ramos, consultora de Recursos Humanos da Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país, são as oportunidades de carreira dentro da própria empresa. “Mais de 80% dos nossos líderes de loja foram promovidos internamente. Muitas vezes os colaboradores entram em cargos operacionais e, com interesse e proatividade, vão ganhando conhecimento do negócio, buscando desenvolvimento e conquistando promoções”, explica Edilma, que atua na área de Atração e Seleção da companhia.

Segundo ela, os cargos mais buscados são técnicos na área de perecíveis, encarregados, gerentes de setor, gerente geral de loja,  compradores, profissionais de TI e serviços financeiros aplicado ao varejo. Os interessados em trabalhar na Cencosud Brasil e suas redes (GBarbosa, Bretas, Prezunic, Mercantil Rodrigues, Perini, Cartão Cencosud e áreas admintrativas) podem cadastrar currículo e conferir as oportunidades disponíveis no portal Vagas.com.br/cencosudbrasil e também no LinkedIn (Cencosud S.A). “O recebimento de currículos online trouxe mais agilidade ao processo de seleção, mas percebemos que os candidatos podem aprimorar o conteúdo, tornando-o mais atrativo ao recrutador e para a vaga desejada”, explica Edilma.

Confira abaixo algumas dicas para preencher um currículo para o varejo:

Atenção para os dados pessoais

O candidato precisa estar atento às informações referentes ao contato. Caso selecionado o recrutador irá precisar dessas informações para seguir para as próximas etapas. Dados como telefone e e-mail são essenciais, manter atualizados e não devem ser omitidos.

Seja sucinto, mas não muito

Para cargos executivos e de liderança é importante que não falte o detalhamento de suas realizações. “Destacar brevemente o legado deixado durante a vivência em cada função e empresa, principais realizações e resultados em projetos” , conta. Neste caso é importante que o currículo não ultrapasse duas folhas. Já para os demais cargos o tamanho máximo sugerido é de uma página. “O currículo deve conter as informações mais objetivas em relação à sua trajetória como dados da empresa, período, cargo, breve descrição da função exercida e conquistas”, conta Edilma.

Atrativos

Para os recrutadores, uma das principais informações é a experiência do profissional que já passou por diversas categorias ou áreas dentro da empresa. “Essas movimentações mostram que o candidato pode contribuir de forma transversal na organização, agregando mais valor ao perfil”, acrescenta. No caso do varejo, ter tido a oportunidade de vivenciar uma experiência na operação de loja, que é altamente dinâmico, também pode atrair recrutadores.

Diferenciais

Existem algumas experiências que podem ser consideradas diferenciais. A vivência em outras culturas é uma delas. “Viver em outro país por um determinado período de tempo ou ter participado de projetos multiculturais são pontos considerados positivos para o candidato”, pontua Edilma. Para quem contrata é importante essa visão do profissional ter trabalhado em equipes multidisciplinares, pois mostra a capacidade de adaptabilidade, de assumir postos e posições em áreas distintas, além de expor um perfil profissional que gosta de se arriscar, de assumir novos desafios e sair da zona de conforto.

Portfólio

Dependendo da área de atuação, além do currículo tradicional, alguns profissionais podem fazer um portfólio de realizações de projetos ou um vídeo currículo.  Essas ferramentas podem ajudar a destacar e valorizar o trabalho realizado pelo candidato.

Redes Sociais

Caso o candidato possua Linkedin é interessante que ele seja mencionado no currículo. Esta rede social, focada no ambiente corporativo e de negócios, pode ajudar a complementar o perfil do candidato. As demais redes sociais não precisam ser acrescentadas uma vez que pouco dirá ao recrutador sobre a experiência profissional do candidato, porém, elas podem ser observadas como uma forma de avaliar sua conduta, como ele se expõe, com quem se conecta.

 

Fonte: Comunicação VIP