Espanha reabre fronteiras para turistas vacinados

Brasil corre risco de ser vetado da lista dos países que serão aceitos na Espanha

Espanha reabre fronteiras para turistas vacinados
Imagem: Worldpackers

Com a proximidade do verão europeu, muitos países do Velho Mundo começaram a se preocupar em flexibilizar a entrada de turistas e, assim, aquecer a economia. A Espanha é um desses países e irá reabrir as suas fronteiras ainda este mês. A partir do dia 20 de maio, turistas internacionais de fora da Europa poderão entrar no país espanhol, desde que estejam vacinados. 

A novidade foi anunciada pelo Ministério do Turismo da Espanha. De acordo com a ministra Reyes Maroto, em entrevista ao portal la Sexta, esta é uma medida imediata que busca impulsionar a campanha de turismo de verão no país.

A Espanha, que recebeu 83,5 milhões de turistas em 2019, espera atrair pouco mais da metade desse número em 2021. Cerca de 45 milhões de turistas estrangeiros são aguardados no país para o verão deste ano. Para isso, as autoridades espanholas estão trabalhando em parceria com a União Europeia para lançar o mais rápido possível um projeto de Certificado Digital para identificar os viajantes e habitantes vacinados. 

O Certificado Verde Digital, como é chamado, é um documento de viagem que visa a livre e segura movimentação dentro da UE. Ele será uma prova de que o viajante tomou a vacina. O que, a princípio, seria apenas para cidadãos europeus vai se estender a turistas imunizados. 

Reyes afirmou que América do Sul e Ásia são mercados muito importantes para o turismo espanhol e que a Espanha está pronta para reativar a recepção desse público. Porém, a mira da campanha está voltada principalmente para os turistas americanos, que já tomaram vacinas aprovadas pela União Europeia. Já os brasileiros lidam com dois agravantes e o país pode entrar na lista de exceções: a pandemia no Brasil ainda tem números altos, incluindo uma variante com contágio maior, e a maioria dos vacinados recebeu a Coronavac, imunizante que ainda não foi aprovado pela União Europeia. 

 

Com informações de Panrotas

Leia também: Colômbia suspende restrições de voos com o Brasil