Divulgada pela Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), as Pesquisas de Sondagem Industrial e Sondagem Indústria da Construção têm o objetivo de conhecer tendências e expectativas dos empresários do setor industrial. Os dados referentes à Sondagem Industrial, segundo os empresários, o volume de produção somou 44,2 pontos no mês de agosto/2016, ficando 0,4 pontos abaixo do volume registrado no mês anterior, o que indica uma retração na produção.
Apesar da diminuição, os empresários sergipanos mostraram que continuam otimistas quanto à demanda por produto, uma vez que o indicador de expectativa [para os próximos seis meses] da demanda por produto somou 53,7. Dessa forma, as perspectivas dos empresários sergipanos foram melhores, em quase todos os itens, em comparação com os registrados no mês de julho. Entretanto, a maioria dos indicadores permaneceram abaixo da linha dos 50 pontos.
Já a Sondagem Indústria da Construção mostrou que, em agosto de 2016, registrou forte crescimento do Nível de atividade, apresentando um aumento de 7,4 pontos, na comparação com o mês de julho. Apesar dessa expansão, o indicador permanece abaixo da linha divisória, somando 43,2 pontos. De modo geral, os indicadores do mês de agosto foram maiores que os do mês anterior. A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) das empresas sergipanas foi de 71%, acima do usual para o mês e bem acima dos resultados apresentados pelo Brasil (56%) e pelo Nordeste (50%).
A análise do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), de setembro/2016, mostrou que os empresários sergipanos permanecem confiantes e otimistas, uma vez que o índice somou 50,3 pontos. Porém, na comparação com o mês anterior, o ICEI ficou 1,1 ponto menor, apesar da redução e o índice permanece acima da margem dos 50 pontos. O Indicador de expectativas somou 55,8 pontos, confirmando o otimismo. Além disso, mostraram-se mais confiantes em relação ao futuro das suas empresas e da econômica brasileira, com os indicadores de expectativas somando 57,8 e 51,7 pontos, respectivamente.
Indicadores
Os indicadores apresentados nas pesquisas variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo. Já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo. Mais detalhes sobre a Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE), da FIES, na página: nie.fies.org.br
Com informações da Fies