A consultoria Markit apresentou nesta segunda-feira (3), a pesquisa Índice de Gerente de Compras [PMI, na sigla em inglês] que mostra mais uma queda na produção e no número de trabalhadores na indústria em setembro. O PMI, no mês passado, subiu ligeiramente para 46 pontos contra 45,7 em agosto, mas, ainda assim, abaixo dos 50 pontos que é a linha que separa o crescimento da contração. Esse foi o vigésimo mês seguido que a produção da indústria brasileira permaneceu abaixo da linha divisória.
Apesar da produção industrial ainda estar muito aquém do desejado e com as indústrias buscando reduzir o quadro de trabalhadores, em meio à turbulência econômica, há sinais de pequena melhora na percepção dos empresários com relação à demanda futura, às compras de matérias-primas e à quantidade exportada pelos próximos seis meses, como indicou a última Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Nesse sentido, a CNI, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e outras federações de indústria, construíram uma proposta de 119 medidas para melhora da competitividade com impactos fiscais nulos e que, se adotadas, serão de grande importância para a retomada do crescimento do país.
Dentre as propostas estão a regulamentação da terceirização; a valorização da negociação coletiva; a transmissão das administrações portuárias ao setor privado, desenvolvimento de planejamento de longo prazo para o sistema aeroviário nacional, dentre outras.
Unicom Fies