Curso de Vendedor é encerrado no Centro de Qualificação do 17 de Março


Foto: Ascom Fundat/Secom Prefeitura de Aracaju

Na segunda-feira (23), a Fundação Municipal de Formação para Trabalho (Fundat) promoveu o encerramento da turma do curso de Vendedor (160h), ministrado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) e realizado desde o mês de novembro de 2016, no Centro de Qualificação e Unidade Produtiva, localizado no bairro 17 de Março. O término das aulas contou com a presença da diretora de Formação Profissional (Diforp), Selma França e da coordenadora de Qualificação de Formação Profissional, Juliana Ferreira.

Segundo Selma, a intenção é além de oferecer capacitação, facilitar a entrada dos alunos no mercado de trabalho. “Esperamos que vocês continuem investindo nesta qualificação, nós possuímos outros cursos complementares a esta área”, expõe a diretora. Durante a explanação, Juliana também reforçou a importância de manter o foco em um segmento de atuação. “Nós estamos planejando novos cursos e daremos o suporte no que for necessário”, garante a coordenadora.

Também esteve presente o coordenador do CredPovo, Jilson Júnior, que informou aos participantes a respeito das ações voltadas à oferta de microcrédito e formalização do Microempreendedor Individual (MEI). “O nosso setor está de portas abertas para receber aqueles que têm o sonho de iniciar e manter o próprio negócio”, ressalta Jilson.

De acordo com o apoio administrativo do IFS, Jacqueline Conceição, o conteúdo foi distribuído em disciplinas como Técnicas em Vendas (maior carga horária), Informática Aplicada a Vendas, Marketing, Empreendedorismo e Cooperativismo, Legislação Trabalhista, Negociação e Integração Profissional. “Eles cresceram muito, chegaram sem muita noção e aprenderam a como lidar com o cliente”, afirma Jacqueline, relatando que alguns alunos já haviam se preocupado em atualizar o currículo com a participação do curso.

Formação profissional

O gosto pelo mundo das vendas foi o fator motivador para a aluna Cláudia de Jesus, 28 anos, ingressar no curso. Ela trabalha como vendedora em uma loja de roupas para bebês e deseja colocar em prática tudo que apreendeu ao longo do processo de aprendizado. “Eu gostei porque a gente aprendeu a lidar muito com o público, a postura que devemos agir e modo que devemos falar na hora da negociação”, diz Cláudia.

Para a participante Marinildes Santos, 28, além do esclarecimento de dúvidas ligadas à matemática, a capacitação aprimorou ainda mais o currículo. “Foi uma maravilha, aprendi com ele [o curso] a dialogar e me enturmar mais”, explica a aluna, que já concluiu os cursos de Recursos Humanos e Cobrador de Ônibus e agora pretende participar do curso de Frentista.

Ascom Fundat