Conheça os microinfluenciadores da Copa do Mundo


Fora de campo, a Copa do Mundo também tem suas regras. De acordo com as normas estipuladas pela Fifa, apenas patrocinadores oficiais podem criar campanhas publicitárias que contenham termos como “Copa do Mundo” e “Rússia 2018”. Também é proibido explorar imagens de mascotes, jogos e times.

Para aproveitar a visibilidade do torneio sem quebrar nenhuma dessas regras, algumas marcas vem apostando em ações ligadas ao ambiente de celebração em torno dos jogos. Baseadas em posts de redes sociais, essas campanhas costumam ser estreladas por microinfluenciadores, como são chamados donos de perfis que mobilizam nichos de consumo específicos.

A pedido de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a Squid, plataforma brasileira de marketing de influência, elaborou uma lista com os quatro perfis básicos que vem sendo ativados durante a Copa. Com audiências que variam de 5 mil a 100 mil seguidores, eles representam alguns dos segmentos de consumo mais populares do evento. Veja abaixo.

CASEIRO
Costuma compartilhar momentos de diversão em casa e com a família. Trata-se de um perfil que prefere torcer na sala de estar, de preferência cercado de grupos de amigos.

Exemplos: @paidecinco e @maria.dinat

BALADEIRO
Perfil de influenciador que prioriza grandes eventos.Atualiza sua audiência com posts de festas badaladas — o que termina acontecendo frequentemente durante a Copa.

Exemplos: @luanafnogueira e @feeegodoy

GASTRONÔMICO
Imagens de petiscos e comidas de boteco ganham bastante apelo durante o evento. Os compartilhamentos também incluem receitas rápidas e dicas de roteiros etílicos.

Exemplos: @cozinhaparamortais e @liviasalves

URBANO
Descobridor de novos lugares, publica conteúdo sobre locais e roteiros descolados de grandes cidades. A criatividade e a comunicação por memes é outra característica desse perfil.

Exemplos: @brunoo_andrade e @jeskagrecco

 

 

Fonte: PEGN