Confiança da indústria se recupera em maio


Imagem: Freepik

Em maio de 2021, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 4,8 pontos, quebrando uma sequência de quatro quedas consecutivas. O índice se situa em 58,5 pontos, bem acima da linha divisória de 50 pontos que separa a falta de confiança da confiança da indústria, indicando que os empresários estão confiantes.

Entre dezembro de 2020 e abril de 2021, o ICEI havia acumulado queda de 9,4 pontos. Com o resultado de maio,
mais de metade dessa queda é revertida. Na comparação com maio de 2020 o ICEI registra alta de 23,8 pontos; naquele mês, a Indústria foi obrigada a paralisar suas atividades por conta da pandemia e se via diante de muita incerteza.

O ICEI é divulgado pela Confederação Nacional da Indústria, CNI.

Componentes do ICEI

Todos os componentes do índice de confiança da indústria tiveram forte avanço no mês de maio de 2021. Destaca-se o Índice de Condições Atuais, que cresceu 5,3 pontos para 50,2 pontos. Com isso, o índice ultrapassou a linha divisória de 50 pontos, o que significa uma transição de uma percepção negativa para uma percepção positiva das condições atuais.

O Índice de Expectativas para os próximos meses é positivo e também avançou em maio de 2021. Ele cresceu 4,5 pontos, ficando em 62,6 pontos, bem acima da linha divisória de 50 pontos, o que indica otimismo forte e disseminado da indústria com relação aos próximos seis meses. Já a confiança na própria empresa nos próximos seis meses ficou em 64,7 pontos.

 

Leia também: Desenvolvimento econômico em Propriá é tema de reunião na Codise

Confiança da indústria se recupera em maio
Fonte: portaldaindustria.com.br