Sabe aquele chefe visionário e criativo, que a cada dia chega com uma nova ideia para ser executada? E aquele outro que pensa ter essas qualidades e não para de sugerir alguma novidade para a equipe dar conta, mesmo que as sugestões não façam muito sentido? Sejam boas ou más as ideias, o fato é um só: não é nada fácil ser subordinado a um líder que muda as prioridades a todo instante ou simplesmente joga novas tarefas para funcionários já sobrecarregados.
Para a gestora de tempo Elizabeth Grace Saunders, o melhor a fazer é encontrar o equilíbrio entre valorizar novas ideias e dizer não na hora certa. Em artigo publicado na Harvard Business Review , a especialista aborda quatro dicas para lidar com chefes com esse perfil. Confira um resumo das recomendações.
Promova o Respeito Mútuo
Evite começar, de cara, a desprezar as inciativas do chefe. Muitos funcionários tendem a achar que o gestor fala muito e faz pouco, mesmo quando isso não é verdade. O importante é evitar atitude meramente defensiva. Pode ser verdade que seu chefe é melhor em determinar o que deve ser feito e que você tenha mais qualidades para executar. Porém, em vez de classificar isso como algo negativo, pode ser interessante enxergar a diferença com bons olhos, entendendo que ela pode indicar recursos complementares, o que é importante para toda equipe.
Entenda que nem tudo precisa ser executado
Pode gerar muita ansiedade acreditar que toda ideia sugerida pelo seu chefe exige uma ação da sua parte. No entanto, pessoas com mentes muito criativas podem ter dezenas de ideias ao longo do dia, e seria absolutamente inviável trabalhar em cada uma delas. A sugestão da especialista é manter um “estacionamento” para essas ideias, que pode ser uma pasta de e-mail, por exemplo. A partir dai, aguarde a ideia ser exposta outras vezes para ter certeza de que é algo para ser levado adiante. Muitas vezes o chefe só quer compartilhar o que pensou, sem expectativas de futuras ações práticas.
Argumente sobre o tempo necessário para implantar a ideia
Profissionais altamente criativos não costumam levar tanto em consideração o tempo necessário para a execução de uma ideia. Por serem os criadores, acabam imaginando que aquilo é mais simples do que é de fato. Quando seu chefe realmente quer levar a sério uma nova ideia que demora para ser executada, o melhor a fazer é conversar com ele, argumentando que aquilo pode ser feito, mas necessita, por exemplo, de 20 horas do seu tempo de trabalho.
Relembre as estratégias e planos
Gestores cheios de novas ideias costumam ter dificuldade para definir prioridades. Por isso, um bom caminho é ajudar a colocar os pés dele no chão, por exemplo questionando como a nova ideia se encaixa no plano trimestral do departamento ou nas metas atuais. Ao fazê-lo raciocinar sobre como uma nova sugestão trará impacto em outras prioridades, você o ajudará a pensar com clareza se a nova ideia tem ou não importância estratégica.
Fonte: SA Varejo