A Câmara Empresarial de Tecnologia da Informação (CETI) da Federação do Comércio de Sergipe realizou sua última reunião do ano de 2017, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), na terça-feira (19), com a apresentação de resultados aferidos e alinhamento das ações para o ano de 2018.
O coordenador da Câmara de TI, Roger Barros, agradeceu aos componentes pelo empenho e dedicação, com o objetivo de fomentar um melhor ambiente no estado, para o setor que mais fomenta o desenvolvimento tecnológico sergipano. Roger também definiu com os participantes, o calendário de ações estratégicas e reuniões do próximo ano.
Em breve relato da sua participação como representante da CETI no Fórum Nacional de Tecnologia da Informação, realizado pelo Senac Nacional, em São Paulo, o representante da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Gildo Antônio, destacou que o Fórum mostrou a expansão do mercado nacional, enfatizando as novas profissões. “Aprendemos no Fórum a expansão do mercado de TI e a necessidade de preparar os profissionais para assumir funções atualizadas e até mesmo as que ainda não existem, mas estão na iminência de serem criadas. Há cada vez mais a necessidade de identificar os potenciais dos profissionais de TI, de acordo com a multiplicidade de funções da atividade”, disse.
O Fórum realizado pelo Senac Nacional contou com a participação de agentes públicos e privados, além de empresas multinacionais do setor, fortalecendo ainda mais o segmento do mercado de Tecnologia da Informação no Brasil. De acordo com o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, Sergipe tem um grande potencial no setor, sendo um mercado muito importante na economia do estado. “Sergipe tem crescido muito no mercado de TI e isso é muito bom. Temos empresas que desenvolvem softwares e produtos de alta qualidade e que têm se destacado no cenário nacional e internacional. Fico muito orgulhoso do trabalho da Câmara de TI, do seu coordenador, Roger Barros e dos empresários sergipanos que buscam o melhoramento tecnológico no segmento empresarial e nas vidas das pessoas”, ressaltou.
A advogada Luciana Chalita, do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação de Sergipe (IPTI), apresentou resultados de um programa multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e social, realizado na cidade de Santa Luzia do Itanhy, um município pobre que está tendo sua realidade transformada para melhor, com a ação do IPTI, que atua desde 2009 na cidade. São ações de desenvolvimento de tecnologias sociais para resolução de problemas nas áreas de educação, saúde e economia criativa, com a colaboração da comunidade.
“Os resultados dos nossos programas estão melhorando a qualidade da educação da cidade, a ponto de o Governo do Estado ter levado esses implementos para mais de 180 escolas em todo o estado. Desenvolvemos também um meio de combater a anemia na cidade, que possuía quase 80% de casos na população, por meio de um equipamento que ajuda na medição de hemoglobina e auxilia o município a desenvolver os meios para o combate à anemia. Também realizamos um programa de economia criativa, estimulando a produção artística local, que já está dando um grande ganho na renda das famílias de Santa Luzia, com as parcerias que utilizam o trabalho artístico dos jovens da cidade. Hoje, grandes empresas nacionais compram o trabalho dos jovens, levando receita para a comunidade e a sua arte para todo o país, em coleções de moda, entre outras ações”, destacou Chalita.
Ao final da reunião foram apresentadas novas startups, projetos desenvolvidos por empresários locais do setor de tecnologia, com grande potencial para fazer sucesso no mercado, levando mais facilidades para a vida das pessoas e empresas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe, José Augusto Carvalho, destacou a capacidade de aglutinação da Câmara de TI e disse que iniciativas como essa fazem o mercado sergipano melhor e mais competitivo em nível nacional e internacional. “Sergipe tem grandes talentos no setor de tecnologia, tem excelentes profissionais que atuam nas mais variadas vertentes do mercado e ações como as desenvolvidas pela Câmara de TI são fundamentais para que os empresários atuem com união e troca de experiências, num setor que possui muita competitividade”.
Assessoria de Comunicação