A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, lançou, em parceria com a Innoscience, a edição 2018 do Braskem Labs Challenge, um dos três programas de incentivo da plataforma Braskem Labs. O objetivo é encontrar startups com soluções para desafios de diversas áreas e que atendam a, no mínimo, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Garantir a conservação e uso sustentável do oceano, fomentar a inovação e assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis são algumas das metas listadas pelos líderes mundiais.
Desafios
Neste cenário, a otimização de resíduos se tornou destaque nos debates ecológicos. Isso porque, a implantação de projetos ligados à sustentabilidade e a revisão de processos produtivos e de novas políticas de descarte e reciclagem fazem toda a diferença para o meio ambiente e empresas. Com uma produção mais limpa e uma gestão de resíduos eficaz com ações ligadas ao transporte, coleta e reciclagem desses dejetos, as companhias podem minimizar os acidentes ambientais e ter ganhos econômicos, reduzindo o desperdício, o volume de resíduos e otimizando a produção.
Um dos desafios da empresa é melhorar o processo de reciclagem e superar as dificuldades relacionadas a remoção do odor, contaminações e pigmentação de poliolefinas nos plásticos, em especial nos resíduos pós consumo doméstico – o que acaba restringindo a reutilização dos produtos. O objetivo é encontrar soluções técnicas e economicamente viáveis que elimine00m esses fatores.
Seleção de Startups
Os empreendedores interessados em participar da terceira edição do Braskem Labs Challenge e que estejam no estágio de Produto Mínimo Viável (MVP) desenvolvido ou validado podem se inscrever até o dia 11 de agosto. As startups passarão por um processo seletivo que verificará o estágio em que a empresa está, seu potencial para solucionar o desafio proposto e o grau de inovação e aderência do projeto.
As empresas selecionadas participarão de um Pitch Day em setembro com a presença de times internos da Braskem. Os projetos mais aderentes aos desafios poderão ser colocados em prática em um projeto piloto em parceria com a companhia. Caso seja aprovado, a startup pode se tornar parceira ou fornecedora da Braskem.
Fonte: Startse