Estudo mostra que promoção foi decisiva para 55% dos consumidores trocarem de marca
O novo estudo da agência de pesquisa de mercado Hello Research mostra que os brasileiros, em meio à instabilidade econômica, estão mais atentos às promoções. Em sua segunda edição, o levantamento investiga as marcas e lojas mais lembradas pelos brasileiros por fazerem promoções, além de trazer dados do comportamento dos consumidores diante das ofertas.
Os dados da edição de 2016 mostram que, em 55% dos casos, a promoção foi decisiva para que o consumidor trocasse a marca que tinha intenção de adquirir por outra que estava em oferta. Para 29%, a promoção levou a comprar um produto que na verdade não era necessário no momento, ou seja, estimulou compras por impulso. Já para 15% dos entrevistados a promoção levou a compra de um produto de um patamar superior de sofisticação ou qualidade do que era imaginado inicialmente.
A primeira edição da pesquisa, realizada em 2014, apontava que 18% dos consumidores se lembravam de alguma promoção no supermercado. Já em 2016, o patamar alcança 32% da amostra, um crescimento de 78%. “O consumidor está muito mais atento às oportunidades de economizar, nada mais natural em meio à crise”, afirma Davi Bertoncello, CEO da Hello Research.
O estudo também investigou a lembrança dos consumidores brasileiros sobre marcas que realizam promoções. Entre as mais reconhecidas estão Omo (11%), Sadia (9%) e Coca-Cola (7%). Outras marcas citadas com destaque foram Nestlé (5%), Qualy (5%), Colgate (4%) e Dove (4%). Todas elas haviam sido lembradas em 2014, mas as três primeiras foram as que conseguiram maior crescimento: Omo havia sido citada por 6% dos consumidores em 2014, enquanto Sadia e Coca-Cola por 4% cada.
E qual marca faz as melhores promoções? Na opinião dos entrevistados, a Coca-Cola leva a melhor, ficando em primeiro lugar com 18% da preferência, além de se destacar entre as classes mais altas e os mais jovens. Em seguida, com 15% cada, estão Sadia e Omo. A Nestlé ficou com a preferência de 11% dos entrevistados, enquanto Qualy e Perdigão empataram com 7%. A Seara, a Danone e a Colgate encerram a lista das primeiras colocadas com 6% cada.
Reunindo todas as marcas lembradas pelos consumidores, a pesquisa aponta que o setor de alimentos (29%) e de congelados e resfriados (19%) foram os mais lembrados por aplicarem promoções. Os setores de bebidas não alcóolicas e de produtos de limpeza aparecem na sequência, com 14% de lembrança cada. Depois, higiene, saúde e beleza com 11%, seguido por bebidas alcoólicas, com 5%.
Bens duráveis também foram pesquisados
A pesquisa deste ano aponta que 13% da população comprou recentemente algum produto eletroeletrônico ou eletrodoméstico, o mesmo patamar de 2014. No entanto, as categorias compradas foram de menor valor: o brasileiro está desembolsando menos do que em 2014. Dentre esses compradores, 57% aproveitaram produtos em promoção este ano, enquanto em 2014 essa taxa era de 51%. Smartphone (19%), fogão (14%) e refrigerador (10%) foram os itens em promoção mais comprados.
Entre os eletroeletrônicos ou eletrodomésticos comprados em promoção, a Samsung liderou pela segunda vez como a mais comprada. Em 2014, 23% dos consumidores haviam comprado produto Samsung, enquanto agora são 28%. Em seguida, aparece a Electrolux, com 13% de menções em 2016 contra 6% em 2014. A Brastemp aparece na terceira colocação, mas perdeu pontos: foi de 14% na última pesquisa para 12% em 2016. Consul e LG fecham a lista das cinco primeiras marcas, também com quedas. A primeira caiu de 13% para 10% e a última de 16% para 7% das menções.
Entre os pontos de venda, as Casas Bahia seguem liderando como a loja onde os entrevistados mais compraram eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, apesar de perderem espaço entre as edições da pesquisa: 36% em 2014 e 27% em 2016. Enquanto isso, cresceram a Magazine Luiza (7% em 2014 e 13% em 2016) e a Ricardo Eletro (6% em 2014 e 11% em 2016). As Lojas Americanas aparecem na sequência com 9%, Carrefour com 6% e Extra com 4%.
A Hello Research entrevistou 1280 pessoas na primeira quinzena de junho de 2016. A pesquisa foi aplicada pessoalmente em consumidores maiores de 16 anos, em diferentes capitais e cidades médias e pequenas de todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
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