Jovens de 16 a 24 anos terão oportunidade de fazer cursos gratuitos
Com o objetivo de realizar um trabalho social com a juventude aracajuana, o Grupo JCPM anuncia a chegada do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) à capital. Voltado para jovens de 16 a 24 anos, o IJCPM busca elevar o potencial de empregabilidade, estimulando o crescimento profissional e intelectual dessa faixa etária, além de discutir questões comportamentais capazes de aprimorar o desempenho deles no mercado de trabalho. Serão oferecidos cursos de qualificação profissional; idiomas; informática básica; e oficinas de férias. A meta para o primeiro ano de atividade é de 520 atendimentos, dos quais 260, no primeiro semestre, e 260 no segundo.
As inscrições iniciam no dia 19 deste mês e seguem até o dia 30. Já as aulas terão início no dia 09 de janeiro. Para as inscrições, é necessário levar identidade (RG), comprovante de inscrição escolar e de residência. Serão beneficiados com a iniciativa, alunos matriculados ou egressos do ensino médio de escolas públicas localizadas próximo aos shoppings Jardins e RioMar. Com sede no Shopping Jardins, as aulas serão realizadas no contra turno dos estudos formais, tanto no turno da manhã, quanto no da tarde, nos horários das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-
feira.
A iniciativa já está sendo muito bem recebida pelos aracajuanos. Aluno do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rolemberg Leite, o jovem Lucas Ozório já se prepara para frequentar as aulas de inglês e informática. “O Instituto está proporcionando uma excelente oportunidade pra gente se qualificar não só para o mercado de trabalho, mas para a vida, nos ensinando um novo idioma, ampliando a nossa formação e estimulando a gente a se dedicar àquilo que a gente faz”, afirma.
Em parceria com o Senac de Aracaju, as qualificações profissionais proporcionam uma certificação reconhecida no mercado a partir de uma formação adaptada ao ambiente do shopping. “Fizemos uma parceria com o Senac, que tem uma certificação de credibilidade no varejo, e iremos oferecer cursos voltados para o ambiente de shopping. Mas o jovem pode trabalhar onde ele quiser. É ele, junto com o empregador, quem vai definir a sua inserção no mercado de trabalho”, destaca a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes.
Além da qualificação, o IJCPM também auxilia o jovem a se inserir no mercado de trabalho. A partir das conclusões das turmas, é formado um Banco de Currículos cujo objetivo é fazer a ligação entre empregadores e essa mão de obra recém-formada. A equipe do IJCPM vai atuar para que os principais parceiros nessa iniciativa sejam os lojistas dos dois shoppings do Grupo em Aracaju, o RioMar e o Jardins, além da própria gestão dos empreendimentos com as contratações nos condomínios.
O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social existe desde o final de 2006. Hoje, tem atuação nos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará e chega agora em Sergipe. Serão seis unidades no total. Nas praças onde atua, soma a inserção de 3.040 jovens no mercado de trabalho e mais de 20 mil atendimentos.
Ação | Número de vagas por ano |
Informática básica | 240 |
Inglês | 150 |
Cursos de férias | 60 |
Qualificação Profissional | 70 |
TOTAL | 520 |
Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto JCPM