Além do incentivo à criação de startups, o programa Inovar-SE beneficiou os estudantes de escolas públicas com cursos de formação básica na área de TI
A comissão organizadora do Programa Inovar-SE, uma parceria do Instituto Banese e SergipeTec, elegeu os projetos vencedores. Foram cinco escolhidos onde os estudantes participantes receberão um aporte financeiro de R$ 10 mil e farão uma visita técnica ao Porto Digital, em Recife. A apresentação final do programa aconteceu no auditório do SergipeTec no mês passado e reuniu familiares, autoridades e imprensa. Foram 15 projetos participantes no total.
Além do incentivo à criação de startups, o programa Inovar-SE beneficiou os estudantes de escolas públicas com cursos de formação básica na área de TI. Durante um ano, os alunos, de 15 a 19 anos, receberam aulas de noções básicas de Inteligência Artificial (IA), Python, Java, Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) e Aprendizado Profundo (Deep Learning).
O gestor de Projetos do SergipeTec, Vitor Vaz, ressaltou que o projeto já colhe frutos com alunos que foram inseridos no mercado de trabalho. “Um projeto muito bem sucedido, no qual cumprimos todas as etapas e recebemos mais de 100 alunos no início. Encerramos com um total de 15 projetos, e a gente percebe pela desenvoltura dos alunos e a captação de alguns já no mercado de trabalho, que o projeto mais do que atingiu as expectativas enquanto resultados. Os alunos estão habilitados com curso de tecnologia e já estão capacitados para esse mercado. A tendência é muito grande de que estes jovens consigam vagas de emprego bem remuneradas para assim mudar a realidade deles”, reiterou Vitor.
Confira os projetos vencedores:
Vizy
O Vizy é um projeto que busca proporcionar mais visibilidade, acessibilidade e inclusão, para grupos de PCD’s visuais em plataformas digitais, a priori, bancárias. Pretende, dessa forma, abrir ainda mais o mercado digital e financeiro, além de possibilitar uma maior autonomia para esses usuários
Equipe: Izabely Fernandes, Gabriele Lima, Jeferson Gonzaga
Ark Warriors
O Ark Warriors é um jogo com uma proposta de divertir, entreter e distrair os jogadores. Com uma mecânica que auxilia e forma uma espécie de refúgio para pessoas com transtornos mentais, como depressão e ansiedade.
Equipe: Igor Vinicius, Taynara Beatriz, Stefay de Oliveira, Levi Ricardo, Gabriel Messias, Israel das Virgens, Kawanny Victória.
BILS
BILS funciona como um sistema completo (hardware e software) que acelera os estudos, aumenta a produção e fornece relatórios precisos, impulsionando descobertas incríveis ele funciona como monitoramento de luzes artificiais para as plantas, com o objetivo de fazer com que elas cresçam maiores em curto tempo.
Equipe: Carlos Brenno, Lorena Conceição, Pedro Eduardo, Pedro Vinícius, Samuel Macedo, Thaís de Jesus.
A.S.D
Sistema que facilita o acesso aos benefícios ofertados pelos Cras e Creas. Digitalizando a jornada de coleta de dados pelos assistentes sociais, para cadastro e acesso da população aos benefícios do governo, como Bolsa Família.
Equipe: Jennifer Caiane Santos
Voice Automation – BIA
A BIA é focada em automação de processo de tarefas repetitivas por comando de voz.
Equipe: Ana Beatriz, Gustavo Paulo, José Guilherme, Luiz Guilherme, Paulo Samuel.
SergipeTEC