A construção de vários espaços culturais está contemplada na proposta encaminhada e aprovada pela Assembleia Legislativa, bem como a reestruturação e modernização de outros e, também, a continuidade da recuperação da malha viária estadual
O Governo de Sergipe apresentou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 327/2023, que tem como objetivo autorizar o Poder Executivo a contratar uma operação de crédito para fomento à história, turismo e cultura sergipana, e inclui também o financiamento para a continuidade de ações importantes previstas no PPA 2020-2023 em obras de mobilidade urbana e infraestrutura. A propositura foi aprovada, na sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira, 13, por maioria.
A proposta fortalece o desenvolvimento econômico, cultural e social por meio da valorização da cultura e do turismo nos municípios sergipanos, ao prever investimentos de até R$ 300 milhões na construção de novos centros culturais temáticos contemporâneos e a atualização de museus históricos seculares do Estado de Sergipe.
De acordo com a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi, a operação de crédito será importante, de forma mais especial para a valorização da riqueza histórica e artístico-cultural, que precisa ser potencializada. “Está prevista a construção do Memorial dos Náufragos de Sergipe, da Pinacoteca de Sergipe, o Memorial do Cangaço, o Museu do Forró, o Museu do Vaqueiro e a Casa do Artesão Sergipano. Os investimentos também alcançarão a reestruturação e modernização da Biblioteca Epiphânio Dória, o Caminho do Crepúsculo de Santa Dulce dos Pobres, o Centro de Memória Digital de Boquim, o Mirante Santo Antônio e a reestruturação e atualização dos museus históricos de São Cristóvão e Laranjeiras. Com esses investimentos será beneficiada toda a cadeia produtiva da cultura sergipana com a preservação, celebração e divulgação da identidade cultural sergipana”, explica a secretária da Fazenda.
Na outra vertente do projeto também estão previstos investimentos para continuidade do programa de recuperação da malha viária do estado de Sergipe. As intervenções propostas pelo Governo do Estado terão impacto direto na implantação de uma estratégia de desenvolvimento estadual baseada na melhoria da produtividade econômica.
Para o deputado estadual Cristiano Cavalcante, líder do governo na Assembleia Legislativa, ao mesmo tempo em que os investimentos asseguram maior segurança à população sergipana que trafega pelas rodovias sergipanas, incrementa a eficiência de nossa economia, pela redução dos custos de transporte (tempo, manutenção da frota e de combustível) de vários arranjos produtivos estaduais.
“A operação de crédito é totalmente direcionada para investimentos, que vão fomentar a economia regional, fomento do turismo, promover a geração de emprego e promover, também, a geração de renda em nosso Estado. Tenho certeza que os resultados desses investimentos serão muito positivos para o estado de Sergipe”, reafirma o deputado Cristiano Cavalcante.
Governo de Sergipe/Secom