Consumo de concentrados de proteínas cresceu mais de 24% no Brasil


Imagem: ABIAD/reprodução

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres – ABIAD, divulgou boletim econômico que mostra um aumento no consumo aparente (produção local mais importações, menos exportações) de concentrados de proteínas em 24,3% no primeiro trimestre de 2023. A comparação é com o mesmo período do ano anterior, e as informações são da PIM-PF – IBGECOMEX STAT. Foi o segundo aumento seguido dessa categoria, que já havia registrado crescimento de 25% no acumulado de 2022, conforme divulgado pela ABIAD.

Outro indicador relevante sobre os concentrados de proteínas no acumulado dos três primeiros meses, foi o de importações, que registrou alta de 47% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando US$ 38,8 milhões. “Nossos dados têm demonstrado ao longo do tempo um aumento constante nesse setor, o que reflete o perfil de consumo voltado à saúde, reforçado durante o período pandêmico”, destaca Thaise Mendes, Presidente da ABIAD.

Outras categorias também registraram aumento

Complementos alimentares e suplementos vitamínicos registraram crescimento de 18,3%. Esse resultado refletiu diretamente em um aumento geral de 6,3% no consumo de alimentos para fins especiais.

Outro destaque importante foi o crescimento no número de contratações no setor, com um total de 2.393 admissões registradas no acumulado de janeiro a março. O dado representa um aumento de 1,5% em comparação ao mesmo período de 2022.

Ascom ABIAD