De acordo com dados do Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV) de abril, a satisfação do consumidor é maior com as redes regionais do que com as nacionais. O índice, que mede a satisfação do consumidor brasileiro, tem como objetivo avaliar a qualidade dos bens de consumo e serviços oferecidos pelas empresas de varejo com base na opinião do consumidor.
O destaque dos resultados da pesquisa de abril ficou para a análise de comportamento do consumidor em relação às redes nacionais e regionais do varejo. O índice avalia menções espontâneas na internet, incluindo mídias sociais, plataformas de reviews e mecanismos de buscas. A diferença percentual entre essas duas categorias chegou a 7,62% com uma satisfação de 71,32% para as nacionais e 78,95% para as regionais.
Ao avaliar os segmentos de supermercados, farmácias e eletromóveis, é possível constatar uma forte predileção do consumidor pelas empresas regionais. O setor de supermercados mostrou que, enquanto 67,49% dos clientes estão satisfeitos com as redes nacionais, 79,91% estão satisfeitos com as redes regionais. Com uma satisfação 3,02% maior entre as nacionais (66,9%) e as regionais (69,92%), as farmácias também apresentaram uma preferência pelas empresas regionais e, por fim, no setor de eletromóveis as redes nacionais tiveram 67,18% e as regionais 81,32%, uma disparidade de 14,14% de satisfação.
A pesquisa destaca, ainda, os motivos pelos quais os clientes estão mais satisfeitos com as empresas regionais. A intimidade com as equipes das lojas menores é o principal deles.
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