Site do Barateiro lança operação inédita de marketplace de produtos usados e reembalados


O site do Barateiro, administrado pela Via Varejo, lançou uma operação inédita de marketplace no Brasil de produtos usados e reembalados. Na primeira ocasião, são itens que já foram utilizados anteriormente, mas que passaram por rigorosa inspeção de qualidade, testes das funções e componentes, reconfiguração de fábrica e higienização. Já os reembalados correspondem a mercadorias que tiveram a embalagem danificada durante o transporte ou armazenamento e que não foram entregues aos destinos finais ou devolvidos pelos clientes por conter pequenos riscos ou amassados. Neste caso, entretanto, devem estar em perfeito estado de funcionamento.

De acordo com pesquisa realizada pelo Barateiro, os itens reembalados chegam a ser, em média, 30% a 40% mais baratos do que os novos, em setores como eletrodomésticos, telefonia, informática e televisores. E segundo a Brightstar, empresa líder no mercado de recompra de celulares, o preço dos smartphones usados pode ser, no mínimo, 30% menor.

Todos os produtos são identificados de acordo com suas características nas páginas de pesquisa e da oferta. Além das opções “Usados” e “ Reembalados”, o Barateiro também oferece a oportunidade de o cliente adquirir itens na versão “Novos”, quando estes apresentam estado original de fábrica, sem avarias e com a embalagem intacta e lacrada. Desta forma, o visitante pode comparar os preços e as condições, escolhendo o que melhor lhe agrada.

Para auxiliar no entendimento entre produtos novos, usados e reembalados, o Barateiro disponibiliza links com conteúdo informativo em vários pontos da loja virtual.  Os artigos reembalados e novos têm garantia original do fabricante com possibilidade de estendê-la em até 24 meses, enquanto que os usados abrangem garantia de defeito e funcionamento de até 12 meses.

Por se tratar de uma ação recém-lançada, o Barateiro está recrutando apenas lojistas que já possuem histórico de vendas com outros e-commerces da Via Varejo (Casas Bahia, Pontofrio e Extra) – no caso, o Mais Barato Store e do Webfones, ambos especializados no ramo de telefonia.

“Estamos combinando toda a experiência em marketplace da Via Varejo para fazer do Barateiro um site ainda mais completo na oferta de produtos. Até dezembro, temos a expectativa de expandir o sortimento de usados e reembalados para mais de 25 parceiros comerciais de outros segmentos e dobrar o percentual de vendas de toda a loja em um ano”, afirma Paulo Madureira, diretor de Marketplace, Soluções e Serviços da Via Varejo.

Desempenho

No primeiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado, o Barateiro registrou aumento de 20% no sortimento de ofertas únicas na loja virtual, com a entrada de 20 mil novos SKUs, e crescimento de vendas de 21%. A bandeira conta atualmente com 90 mil itens em estoque e os departamentos mais comercializados do site nos três últimos meses foram, pela ordem: Telefones & Celulares, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos (televisores) e Eletroportáteis.

Assessoria de Comunicação