Cinquenta e sete porcento dos consumidores devem presentear no dia dos pais, revela pesquisa do SPC Brasil e CNDL
Embora os brasileiros ainda estejam reticentes aos efeitos da recessão e do desemprego, o percentual de pessoas que devem ir às compras para o Dia dos Pais é maior neste ano do que em 2016.
Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais, revela que 57% dos brasileiros têm a intenção de comprar presentes na data, o que representa um contingente aproximado de 86,1 milhões de consumidores.
Os dados podem movimentar a economia sergipana, no Dia dos Pais comemorados neste domingo, 13, ainda que de forma segmentada. O pensamento é compartilhado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e pelo Sindicato da classe, o Sindilojas Sergipe.
Para refletir as opções de segmentos que ganharão mais no “Dia dos Pais” deste ano, os itens mais procurados para quem vai presentear serão as roupas (40%), perfumes e cosméticos (16%) e calçados (16%). Em seguida aparecem os acessórios masculinos, como cintos, óculos, carteiras e relógios (14%), vale-presentes (4%) e as comemorações em restaurantes (4%).
A pesquisa também mostra um percentual relevante de indecisos: um a cada cinco entrevistados (22%) não sabe ou ainda não decidiu o que pretende comprar para o pai. As pessoas mais presenteadas neste ano devem ser os pais (56%), esposos (14%), padrastos (8%), filhos (7%) e sogros (6%). Há ainda 4% de entrevistados que devem se auto presentear.
“Os que não manifestaram a intenção de comprar presentes somam 41% da amostra e os que ainda não sabem são 2%. No ano passado, o percentual de brasileiros que presentearam os pais foi de 49%”, revela Gilson Figueiredo, do Sindilojas, ao apontar os dados da pesquisa.
Os estudos sugerem cautela do brasileiro na hora de ir às compras, já que a maior parcela dos entrevistados que irão presentear (38%) pretende gastar o mesmo valor desembolsado em 2016 e 26% planejam até mesmo diminuir os gastos.
De acordo com a sondagem, apenas 13% dos consumidores planejam gastar mais do que há um ano. “Como a maior parte dos brasileiros não deverá ampliar seus gastos, cabe aos varejistas compreender as limitações financeiras dos consumidores a fim de estimulá-los às compras. O consumidor está cauteloso para consumir e é importante oferecer opções de menor custo para presentear nas datas comemorativas”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Entre aqueles que planejam gastar menos, as principais razões são o orçamento apertado (43%), a intenção de economizar (35%) e o cenário instável da economia do país (31%), que acaba afetando a confiança do consumidor em comprometer a renda com a aquisição de presentes.
“Há ainda 20% de pessoas que têm outras prioridades financeiras e 10% que tiveram redução salarial. Entre os que vão gastar mais neste ano, 59% pensam comprar um presente melhor, mas 45% acham que vão desembolsar mais porque os presentes encareceram de um ano para o outro”, reforça o presidente da FCDL/Se, Edivaldo Cunha.
Movimento der 10,7 bilhões na economia
Entre as pessoas que vão às compras, o valor desembolsado com o total de presentes será, em média, de R$ 125, valor que diminui para R$ 111 quando considerados somente os consumidores das classes C, D e E. A maioria (81%) dos compradores deve adquirir apenas um presente.
Com isto, o SPC Brasil e a CNDL estimam que as compras do Dia dos Pais devem movimentar aproximadamente R$ 10,7 bilhões nos setores do comércio e serviços.
A pesquisa ainda mostra que seis em cada dez (57%) consumidores têm a percepção de que os presentes estão mais caros neste ano, sendo que para 77% destes, a crise econômica fez os preços aumentarem. Já para 37%, eles estão na mesma faixa de preço.
Assessoria de Comunicação da CNDL, com Ascom Sindilojas/FCDL Sergipe