Redesim: Junta Comercial integra 30 municípios de Sergipe na ferramenta de simplificação


Equipe de TI da Jucese integrando Divina Pastora na Redesim

Responsável por coordenar em Sergipe a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim)/Agiliza Sergipe, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) já atingiu, aproximadamente, 90% da economia sergipana, ao integrar 30 municípios na ferramenta online que tem o objetivo maior de desburocratizar a abertura de empresas.

Da última sexta-feira, 10, até esta quarta-feira, 15, a equipe de Tecnologia da Informação da Jucese implantou a Redesim em mais quatro Prefeituras Municipais – Divina Pastora, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e Poço Verde -, bem como treinou os funcionários do Setor de Tributos e Vigilância Sanitária das cidades.

Até o momento, a Jucese também já integrou a Receita Federal, Vigilância Sanitária Estadual e as Prefeituras de Aracaju; Barra dos Coqueiros; Boquim; Capela; Carmópolis; Estância; General Maynard; Lagarto; Laranjeiras; Maruim; Nossa Senhora do Socorro; Nossa Senhora da Glória; Pacatuba; Salgado; São Cristóvão; Simão Dias; Tobias Barreto; Canindé de São Francisco; Cristinápolis; Itabaiana;  Itabaianinha; Japaratuba; Propriá; Rosário do Catete; e Umbaúba.

Com a integração na Rede para Simplificação, os cidadãos dos municípios sergipanos, ao constituir uma empresa, podem obter a Inscrição Municipal e o Alvará de Licenciamento Provisório (no caso de empresas de baixo risco) de forma imediata. Além do mais, não precisam mais entregar à Prefeitura documentos como CNPJ, CPF, RG, Contrato Social, visto que todos os dados são repassados pela Jucese via sistema.

“Observo que o sistema simplifica a abertura, o licenciamento das empresas no Estado, com a troca de informações entre órgãos, como a Junta Comercial, Receita Federal. Ganha Poço Verde com essa agilidade”, destaca Iggor Oliveira, prefeito de Poço Verde – município que foi interligado à ferramenta online na última quarta-feira (15).

A meta da Junta Comercial é implantar a Redesim nas demais 45 Prefeituras sergipanas até o final deste primeiro semestre de 2017. “Por determinação do governador Jackson Barreto, nosso planejamento era integrar todos os municípios até o final do ano. Contudo, diante ótima receptividade das Prefeituras e do empenho da equipe de integração da Jucese, percebemos que finalizaremos os trabalhos bem antes”, informa o presidente da Jucese, George da Trindade Gois.

O presidente explica por quais motivos a Jucese não integrou municípios em janeiro. “Utilizamos o mês inteiro para revisitar as Prefeituras já integradas com o intuito de instruir, conversar com os novos funcionários que estão manuseando o sistema, uma vez que houve mudança de gestão em boa parte das cidades. Só agora, em fevereiro, pudemos reiniciar nosso processo de implantação da Redesim”, explica George Trindade.

Ascom Jucese