Recadastramento dos profissionais de leiloaria perante a Junta Comercial se encerra no dia 21 de agosto
Na segunda-feira (14), leiloeiros oficiais matriculados na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) compareceram ao auditório Iran Batista de Santana, na sede da autarquia, para participar do Fórum de Capacitação direcionado, justamente, para os profissionais de leiloaria.
O evento abordou sobre o exercício da profissão de leiloaria – obrigações legais, caução, preposto, forma de indicação – baseado na Instrução Normativa Nº 17/2013 do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) e em Resoluções Plenárias da Jucese; e sobre o recadastramento dos leiloeiros perante a Junta Comercial, que se encerra nesta próxima segunda-feira, 21, conforme o edital Nº 01/2017 publicado no Diário Oficial do Estado.
Ao longo do Fórum de Capacitação, os leiloeiros receberam instruções do presidente da Jucese, George da Trindade, do secretário-geral da Junta Comercial, Marcelo Passos, e do procurador Mauro Fernando dos Santos – representante da Procuradoria do Estado de Sergipe (PGE), na autarquia.
“Queremos prestar um serviço melhor, com mais eficiência, para os leiloeiros e para a sociedade, por isso, estamos fazendo este recadastramento e fizemos questão de realizar este encontro. Sempre estamos abertos para esclarecimento de dúvidas, sejam elas de profissionais da Contabilidade, empresários, leiloeiros, tradutores públicos”, afirmou o presidente da Jucese.
Coube ao secretário-geral da Jucese repassar aos leiloeiros as informações relacionadas ao exercício da profissão de leiloaria e ao recadastramento. “Este Fórum de Capacitação foi tanto para que não surjam no futuro dúvidas, demandas que não estejam de acordo com a legislação quanto para se aproximar mais dos leiloeiros”, ressalta Marcelo Passos.
Profissional de leiloaria cadastrado na Junta Comercial desde 2013, Evandro Lessa Santos saiu do evento satisfeito com as informações repassadas. “Foi muito interessante e muito importante para nós leiloeiros públicos oficiais do Estado este fórum, que veio para tirar todas as nossas dúvidas sobre como nos regularizarmos perante a Junta Comercial. Estou muito agradecido à Jucese pela iniciativa”, diz.
Além dos leiloeiros e dos responsáveis pela capacitação, o evento contou com a presença de dois membros do Colégio de Vogais da Junta Comercial – Maria Salete Leite, representante do Conselho Regional de Contabilidade; e de Raimundo Sousa, representante do Governo do Estado.
“Quem participa destes Fóruns de Capacitação da Jucese sempre sai fortalecido. Tenho certeza que os leiloeiros saíram daqui com outra visão sobre a importância do recadastramento e viram que a atividade exercida por eles é muito valorosa e tem que preservar”, destaca a vogal Salete.
Leiloeiros e Jucese
Além da missão de conduzir o Registro Empresarial em todo o Estado, a Jucese tem como atribuição administrar o processo de concessão de matrícula, cancelamento e fiscalização da atividade de leiloeiro oficial em Sergipe – profissionais que tem por função a venda, mediante oferta pública, de mercadorias que lhes são confiadas para tal fim.
Ascom Jucese