ICEI aponta que empresários sergipanos estão menos confiantes em abril


Imagem: Shutterstock

A análise do  Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), do mês de abril de 2017, mostra uma redução da confiança dos empresários sergipanos, uma vez que o índice atingiu 47,0 pontos, ficando abaixo da linha divisória dos 50 pontos e 2 pontos abaixo do registrado em março. Já o indicador de expectativas  – para os próximos seis meses – somou 51,6 pontos, mostrando que os empresários permanecem otimistas para os próximos meses, entretanto o resultado ficou 2,1 pontos abaixo do registrado no mês anterior.

Os empresários mostraram-se otimistas também quanto às Expectativas da Empresa, uma vez que o indicador ficou acima da margem dos 50 pontos. Já os indicadores referentes às Expectativas da Economia Brasileira e as Expectativas do Estado ficaram abaixo do esperado, mostrando pessimismo dos empresários nestes quesitos.

A pesquisa foi divulgada pela  Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), que também divulgou a Sondagem Industrial e a Sondagem Indústria da Construção do mês de março de 2017 (1º Trimestre de 2017).  A Sondagem Indústria da Construção aponta que o indicador de evolução do Número de Empregados teve crescimento de 7,9 pontos, passando de 33,3 pontos para 41,2 em março, o que indica uma evolução positiva nesse quesito, apesar de o indicador de evolução permanecer abaixo da margem dos 50 pontos.

Os indicadores de situação financeira mostram que apesar da melhora, os empresários sergipanos permanecem insatisfeitos, destaque para o acesso ao crédito que na opinião dos empresários sergipanos não foi satisfatório, tendo em vista que o indicador diminuiu 2,1 pontos em relação ao trimestre anterior.

No primeiro trimestre de 2017 os empresários da indústria da construção apontaram a “Taxa de juros elevada” como um dos principais problemas enfrentados pelas empresas. As expectativas de março foram mais otimistas, tendo em vista que todos os indicadores de expectativas avançaram, com destaque para o indicador de Número de Empregados que aumentou 10,9 pontos no mês de análise, quando comparado ao mês de fevereiro.

De acordo com os dados da Sondagem Industrial o Volume de Produção da indústria teve crescimento significativo de 12,3 pontos em março, na comparação com o mês imediatamente anterior, apesar da melhora, ainda permanece abaixo da margem dos 50 pontos. Com relação aos indicadores de situação financeira, o acesso ao crédito que teve a pior avaliação, com o indicador chegando aos 26,9 pontos, no primeiro trimestre de 2017.

No tocante aos problemas enfrentados pelos empresários industriais, a elevada carga tributária foi citada por 49,1% dos entrevistados. Outras preocupações apontadas pelos empresários são a inadimplência e a taxa de juros elevada, citadas por 45,3% e 32,1%, respectivamente. As expectativas dos empresários sergipanos melhoraram, para os próximos seis meses, com resultados melhores que os apresentados no mês de março. A ressalva são as expectativas de quantidade exportada, que apresentou recuo de 5 pontos entre fevereiro e março de 2017.

As pesquisas foram criadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de conhecer tendências e expectativas dos empresários do setor industrial. Os indicadores apresentados nas pesquisas variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo. Já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.

Mais detalhes sobre a Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE), da FIES, na página: nie.fies.org.br.

Com informações da Unicom Fies