GBarbosa inaugura primeiro atacarejo da rede em Aracaju


Foto: Filippe Araujo

GBarbosa Desconto une dinâmica de preço do atacado à comodidade dos serviços do varejo

Por Míriam Donald

“O mercado tem se transformado e o atacarejo tem se mostrado muito presente nas grandes redes. Buscamos esse modelo, que é híbrido, exatamente para atender a necessidade de público”. A declaração é do diretor de operações da rede GBarbosa, Frederico Pereira, durante a inauguração do GBarbosa Desconto – antigo Hiper GBarbosa Norte, realizada na última quinta-feira, 17, após 90 dias de reforma. Em novo formato, o modelo une a dinâmica de preço do atacado à comodidade dos serviços do varejo, sendo a primeira loja do grupo nesse segmento em Aracaju.

Devido ao momento de desaquecimento econômico no País, as lojas no formato atacarejo passaram a ser uma alternativa de compra pelas famílias que estão em busca de contenção nos itens de alimentação e higiene. Apostando na tendência, duas lojas foram abertas em Salvador (BA) no mês passado e, segundo Frederico, o resultado já se mostra positivo.“Neste fim de ano, esperamos um crescimento de 10% a 15% nas vendas da rede, mas para esse modelo de loja esperamos um aumento de 25% a 30%. Isso já vem ocorrendo nas lojas transformadas nesse modelo, onde a aceitação do público está sendo satisfatória”, pontuou o diretor.

Pensando em suprir a demanda do público, o GBarbosa reestruturou o salão de vendas [agora com 4.600 m2] e substituiu as gôndolas por racks. A mudança na disposição das mercadorias também é um diferencial. Além de uma nova comunicação visual, as etiquetas de preço agora contarão com dois valores: o de varejo e o desconto progressivo. Outro destaque é a ampliação de produtos na linha food service, voltada para pequenos e médios comerciantes e, principalmente, embalagens família e packs promocionais.

Para Valdenilton Nascimento, gerente de Store Planning do grupo e responsável pelo projeto do supermercado, a reforma foi um desafio para a equipe. “É um momento desafiador atuar com uma economia instávele dentro de um conceito que nos traga sustentabilidade. Nosso cliente merece o melhor, por isso não poupamos esforços para atender todas as classes. As principais características é levar conforto e qualidade para as pessoas”, ressaltou.

Há 14 anos em operação, o Hiper Norte é um ponto de referência de Aracaju, pois situa-se em área estratégica, com cerca de 500 mil habitantes nas proximidades. Após ampla reforma, o GBarbosa Desconto gerou 220 empregos diretos e pretende superar o fluxo que já tinha, de cerca de 125 mil pessoas por mês.

Foto: Filippe Araujo

Presente no evento, o presidente da Associação Sergipana de Supermercados (Ases), Francisco Firmino Albuquerque,avaliou que esse modelo é uma predisposição forte no mercado. “Quanto mais competitividade, trabalhamos mais, porém no sentido de otimizar nossos trabalhos. Observamos a perspectiva e as necessidades do consumidor, a fim de desempenhar projetos e levando mais confiabilidade essas pessoas. Temos que nos adaptar a essa nova realidade e isso também envolve pequenos atacadistas”.

Ainda de acordo com o presidente da Ases,a maior preocupação não é a crise em si, mas como atravessá-la, produzindo mais e inovando o trabalho de logística, com atenção para o meio ambiente. “Vale a pena pensar no impacto ambiental que esse comércio causa. É importante incentivar novos costumes, a exemplo da diminuição de bolsas plásticas, bem como o escoamento de produtos, evitando o desperdício”, concluiu Firmino.

A maior galeria comercial da rede

Fundindo tradicionalismo e modernidade, o hipermercado também abriga a maior galeria comercial da rede. Com 1.166 m2 e composta por 22 lojas, três quiosques e praça de alimentação, trará boas oportunidades de negócios para os empresários e os clientes sergipanos.

As lojas comerciais terão de 24 a 143 metros quadrados que, somados à praça de alimentação, vão proporcionar um ambiente útil e prático. As condições e preços de aluguel são baseados na realidade econômica de Aracaju e toda a infraestrutura das lojas será entregue ao lojista, restando apenas a instalação de energia elétrica, suporte para ar-condicionado, piso e acabamento das paredes e teto.

Diante da pesquisa de mercado mapeada pelo GBarbosa, o custo de montagem das lojas ficará entre 15% e 20% mais barato em relação ao comércio de rua e 30% menor em comparação aos shoppings.