Evento começa na quinta-feira (21), fomentando o agronegócio no Alto Sertão sergipano
Um milhão de reais na venda de animais, máquinas e implementos agrícolas. É o montante aproximado que espera movimentar a sétima edição da ‘Grande Festa Amigos do Leite’, que começa na próxima quinta-feira, 21 de julho, em Santa Rosa do Ermírio. Localizado no município de Poço Redondo, a 180 km da capital sergipana, o povoado tem uma área territorial equivalente à do município de Monte Alegre de Sergipe e pouco menos de 10 mil habitantes, mas contribui significativamente com a maior bacia leiteira do Estado, respondendo cerca de 35% da produção da região.
Um levantamento realizado pelo IBGE em 2014 aponta que Poço Redondo se encontra entre os 200 municípios maiores produtores de leite do Brasil. De acordo com a Emdagro, só Santa Rosa do Ermírio produz cerca de 100 mil litros de leite por dia, de onde 90% das famílias do local extraem sua principal fonte de renda. Os produtores locais investem em tecnologia de manejo e genética para melhorar os rebanhos e, com isso, aumentar sua produtividade.
Segundo Marcos Franco, veterinário e técnico da Emdagro, o produtor rural não está mais alheio à tecnologia disponível. “Com o acesso à informação, ele pesquisa, estuda, interage com produtores de outros locais e busca conhecimentos para melhorar sua forma de produzir. Eventos como a Festa do Leite estimulam essa troca de saberes e mostram que os produtores sergipanos investem em tecnologia e usam a genética a seu favor”, comenta.
Para o produtor Odaí José Oliveira, que integra a organização do evento, esses investimentos são necessários para melhorar a convivência dos rebanhos com a seca. “Apesar da crise, o agronegócio é um dos setores que está se mantendo firme. A verdadeira crise do sertanejo é a falta de chuva. Por isso, toda tecnologia que se reverta em favor dessa relação é importante para nós. Na Festa do Leite do ano passado, só a João Dias vendeu quase 300 mil em máquinas e tratores. Então, nossa expectativa de faturamento para a exposição é bastante positiva, diz Odaí.
Ainda segundo os organizadores da Festa, que deve levar cerca de 15 mil pessoas e 250 animais ao Parque dos Cajueiros de Santa Rosa do Ermírio, o momento mais aguardado da programação é o Leilão Genética Amigos do Leite, que acontece no último dia do evento [sábado, 23], com 40 lotes de animais de alta lactação, que podem ser adquiridos com pagamento em 30 parcelas. A programação inclui, ainda julgamento zootécnico de gado leiteiro e torneios leiteiros de caprinos e bovinos – este, dividido em duas categorias: vacas de até 30 kgs e de até 50kgs -, com premiações em dinheiro e produtos para os animais vencedores.
Durante os dias do evento, também acontecerão Passeata dos Tratores, Feira da Agricultura Familiar, Feira de Agronegócio, e Clube da Bezerra – uma competição da qual podem participar novilhas de até seis meses conduzidas por crianças de até 10 anos. Nos dois primeiros dias do evento também haverá palestras, sempre às 10h. Na quinta-feira, 21, o tema abordado será o uso de probióticos na alimentação animal; e na sexta, 22, a palestra será sobre controle de cochonilha da escama da palma forrageira. Além da Emdagro, apoiam o evento o Sebrae, Fies, Faese, Senar e a Prefeitura de Poço Redondo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do evento