Apesar de os números do crescimento do varejo se mostrarem tímidos e pouco eficientes diante da conjuntura econômica atual, a tradição do povo brasileiro em festejar o carnaval despertou na FCDL/Sergipe e no Sindilojas a aposta no provável aquecimento de vendas para o momento.
Para Edivaldo Cunha, que representa 19 CDLs sergipanas, o fato do carnaval deste ano ser comemorado no final do mês e diante da proximidade de pagamentos, num espaçamento maior em relação ao Natal e ao início do ano, pode influenciar no estpimulo para os tradicionais consumidores da folia momesca. “Temos vários segmentos que se beneficiam da festa, como bares, restaurantes, hotéis, lojas de vestuários e sapatos, armarinhos, enfim, acredito que pode gerar uma movimentação a mais num mês considerado tão curto”, afirma.
A aposta também recai para o Sindilojas Sergipe diante do apelo popular da festa, além de impulsionar o segmento Turismo, que está indiretamente ligado à atividade comercial. “Paetês, fantasias, máscaras e diversos itens expostos em vitrines e chamam a atenção do consumidor para a maior festa do país, e também faz com que haja uma atração da clientela às compras carnavalescas. Do turista ao morador da cidade, uma boa parte da população acaba se inteirando à festa, gerando negócios no comércio”, aponta Gilson Figueiredo.
Preço médio
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da CDL do Rio de Janeiro, entre os dias 1º e 7 de fevereiro, com 400 lojistas, mostra que a expectativa é de aumento nas vendas do setor em torno de 1% até o final do carnaval, em comparação a igual período do ano passado.
De acordo com os lojistas, os produtos que deverão ter maior venda são adereços e fantasias, tecidos, bermudas, shorts, camisetas e linha de praia. O preço médio das compras deve ficar em torno de R$ 120.
CDL Sergipe, com informações da CDL/RJ