A Fundação Getúlio Vargas divulgou novo levantamento dos índices de Confiança do Comércio e de Serviços. Os números foram positivos e apontaram o nível mais alto desde setembro de 2020 no setor comercial e a retomada do patamar pré-pandemia no setor de serviços.
Entre os fatores que podem ter influenciado o aumento da confiança dos consumidores, pode-se destacar a ampliação do programa de vacinação e a redução das medidas restritivas. Ainda assim, é cedo para comemorar. Com o surgimentos das novas variantes, existem riscos para os cenários futuros.
Segundo a FGV, o Índice de Confiança do Comércio subiu 2,0 pontos em junho. Já o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 5,7 pontos no mesmo mês.
A escala utilizada varia de 0 a 200. O levantamento mostrou, portanto, que o Índice de Confiança de Serviços chegou a 98 pontos, o maior patamar desde março de 2014. Já o do Comércio subiu 5,1 pontos no período e atingiu 101 pontos, nível mais alto desde janeiro de 2019 (102,3 pontos). É a terceira alta consecutiva do indicador.
As altas foram puxadas, principalmente, pelo Índice de Expectativas nos dois indicadores.
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