Estima-se que as vendas anuais do setor chegarão a US$ 250 bilhões/ano até 2020
O segmento de joias, semijoias e bijuterias ganha espaço no cenário mundial a cada ano. Foram US$ 148 bilhões em vendas em 2014, que revelam um setor cada vez mais aquecido. A expectativa é que haja um crescimento de até 6% nos próximos anos. Estima-se que as vendas anuais do setor chegarão a US$250 bilhões/ano até 2020, segundo relatório da McKinsey Global Institute.
O mercado de semijoias se mostra confiante na expansão da produção, são cerca de três mil empresas do segmento em atividade no país, que faturam aproximadamente R$ 600 milhões. “Nossa meta é crescer 10% ao mês, já estamos no segundo ano consecutivo ultrapassando essa meta. O sucesso da Francisca Joias está relacionado ao atendimento personalizado, mandamos o produto em uma caixa da loja com fragrância exclusiva e um bilhete carinhoso”, afirma a CEO da Francisca Joias, maior e-commerce de semijoias do País, Sabrina Nunes.
Grande parte do sucesso do setor no Brasil é dada devido à criatividade de designers e fabricantes na mistura de materiais diversos. “Além das peças exclusivas e o design único, o e-commerce possui um ótimo relacionamento com suas clientes, criando uma ótima experiência de compra”, destaca Nunes.
A demanda dos consumidores por novas matérias-primas também tem aumentado, e peças feitas em titânio, paládio e aço inox estão entre as mais requisitas. Já do total de exportações dos produtos folheados brasileiros, 70% são para países importantes no cenário mundial de joias, como Estados Unidos, Alemanha e Canadá.
Assessoria de Comunicação/ABlab