
Pesquisa Índice de Cidades Empreendedoras, elaborada pela Endeavor Brasil, elegeu a Capital sergipana pelo segundo ano consecutivo
Aracaju é a melhor cidade do País para abrir, regularizar uma empresa, beneficiada com a eliminação de etapas burocráticas e oferecimento de serviços online. Quem afirma o mérito é o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2017, elaborado pela Endeavor Brasil – organização de apoio ao empreendedorismo – que elegeu a Capital sergipana, pelo segundo ano consecutivo, entre 32 municípios brasileiros de 22 Estados analisados pela pesquisa.
Para inserir a Aracaju na primeira colocação das cidades com melhores condições burocráticas do Brasil para empreender, a Endeavor levou em consideração, entre alguns fatores, o tempo de abertura de empresas, que na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), atualmente, ocorre em algumas horas.
Além da rápida análise e aprovação da constituição de uma empresa na Jucese, os aracajuanos contam com a integração de órgãos envolvidos nos procedimentos de registro, legalização dos negócios (licenças, alvarás), graças ao projeto Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) – que funciona através do Portal de Serviços Agiliza Sergipe – desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Jucese.
Órgãos públicos como a própria Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria Municipal da Fazenda de Aracaju, Vigilância Sanitária Municipal de Aracaju, Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) – este último integrado em setembro deste ano – já fazem parte da Redesim em Sergipe.
Ambiente Virtual
Ainda de acordo com Ângela, “o novo Portal Agiliza Sergipe, esse ambiente todo eletrônico, facilitou muito, deu outra conotação à aberta de empresas no Estado. Preenchendo corretamente os dados solicitados, o empreendedor consegue o CNPJ da Receita e o NIRE, que é a identidade de uma empresa na Junta Comercial, em questão de horas”.
Para o presidente da Jucese, George Trindade Gois, o resultado é efeito dos esforços do Governo de Sergipe que, através da Junta Comercial, já integrou no Portal Agiliza a Prefeitura de Aracaju; 39 Prefeituras; e a Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz), facilitando a obtenção da inscrição estadual. “Não paramos de trabalhar para integrar mais instituições. Em breve, iremos inserir o Corpo de Bombeiros”, afirma o presidente da Jucese, George da Trindade Gois.