Beneficiada com o Agiliza Sergipe, Aracaju é eleita melhor cidade do Brasil para abrir uma empresa


Portal Agiliza Sergipe
Foto: Ascom Jucese

Pesquisa Índice de Cidades Empreendedoras, elaborada pela Endeavor Brasil, elegeu a Capital sergipana pelo segundo ano consecutivo

Aracaju é a melhor cidade do País para abrir, regularizar uma empresa, beneficiada com a eliminação de etapas burocráticas e oferecimento de serviços online. Quem afirma o mérito é o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2017, elaborado pela Endeavor Brasil – organização de apoio ao empreendedorismo – que elegeu a Capital sergipana, pelo segundo ano consecutivo, entre 32 municípios brasileiros de 22 Estados analisados pela pesquisa.

Para inserir a Aracaju na primeira colocação das cidades com melhores condições burocráticas do Brasil para empreender, a Endeavor levou em consideração, entre alguns fatores, o tempo de abertura de empresas, que na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), atualmente, ocorre em algumas horas.

Além da rápida análise e aprovação da constituição de uma empresa na Jucese, os aracajuanos contam com a integração de órgãos envolvidos nos procedimentos de registro, legalização dos negócios (licenças, alvarás), graças ao projeto Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) – que funciona através do Portal de Serviços Agiliza Sergipe – desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Jucese.

Órgãos públicos como a própria Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria Municipal da Fazenda de Aracaju, Vigilância Sanitária Municipal de Aracaju, Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) – este último integrado em setembro deste ano – já fazem parte da Redesim em Sergipe.

Ambiente Virtual

“Aracaju, Sergipe está de parabéns. Com certeza, nos últimos anos, a abertura de uma empresa aqui deu uma acelerada grande. Nós contadores sentimos isso. E este resultado positivo só foi possível graças ao trabalho da Jucese junto à Redesim”, destaca Angela Dantas, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe (CRCSE).

Ainda de acordo com Ângela, “o novo Portal Agiliza Sergipe, esse ambiente todo eletrônico, facilitou muito, deu outra conotação à aberta de empresas no Estado. Preenchendo corretamente os dados solicitados, o empreendedor consegue o CNPJ da Receita e o NIRE, que é a identidade de uma empresa na Junta Comercial, em questão de horas”.

Para o presidente da Jucese, George Trindade Gois, o resultado é efeito dos esforços do Governo de Sergipe que, através da Junta Comercial, já integrou no Portal Agiliza a Prefeitura de Aracaju; 39 Prefeituras; e a Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe (Sefaz), facilitando a obtenção da inscrição estadual. “Não paramos de trabalhar para integrar mais instituições. Em breve, iremos inserir o Corpo de Bombeiros”, afirma o presidente da Jucese, George da Trindade Gois.

Ascom Jucese