Automação no RH: a tecnologia pode ser a sua melhor aliada na gestão de pessoas


Túlio Tófoli
Diretor comercial da Ellevo

A área de Recursos Humanos é um dos departamentos que mais sofreu alterações nos últimos anos. Com a chegada das novas gerações aos postos de trabalho, que levam em consideração o ambiente e a qualidade de vida no emprego, o setor deixou de ser um mero emissor de folha de pagamento.

Hoje assume uma série de funções e nem sempre controlar os processos e manter as informações e prazos em dia é tarefa fácil. Com equipes cada vez mais enxutas, é a automação através da tecnologia que tem garantido a eficiência dessa área.

Muitas empresas já perceberam que, para manter a agilidade, é fundamental contar com sistemas integrados para registros das atividades realizadas. E quando a rotina está bem estruturada, eles garantem que muitas das tarefas aconteçam sem a intervenção humana. Seja o envio de um comunicado, ou a solicitação de ações como a retenção ou entrega do crachá, a suspensão ou integração na lista de benefícios, como o vale alimentação, por exemplo.

Os profissionais também deixam de perder horas realizando esse tipo de envio ou pedido aos colegas, e podem se concentrar em atividades estratégicas. Basta informar ao sistema uma contratação ou desligamento para que o restante seja feito.

Além disso, a automação garante ao RH o cumprimento da legislação. Recentemente as regras da Consolidação das Leis do trabalho (CLT) brasileira passaram por alterações, oportunizando novos formatos de contratação. Somente através da tecnologia é possível informar todos os colaboradores sobre essas mudanças em tempo hábil, sem gerar dúvidas ou desinformação. A companhia pode ainda redefinir prazos para adequação e entrega de documentos necessários, e ter maior controle em relação as regras de insalubridade, já que o sistema automatizado pode controlar, por exemplo, a permissão de pessoas em determinados setores e oferecer essa listagem para os responsáveis por cada área. É a certeza de que uma falha ou o esquecimento de uma atividade não irá prejudicar ou comprometer a integridade do negócio.

Anterior BNDES devolverá ao Tesouro mais R$ 30 bilhões até abril
Próximo Preparando-se para Aumentar as Vendas com a Exportação

Não há comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *