Amazon.com lança assistente virtual Alexa no Brasil


A gigante norte-americana Amazon.com Inc está lançando no Brasil sua assistente virtual Alexa e três dispositivos com o software integrado, em mais um esforço para expandir as operações na maior economia da América Latina para além do comércio eletrônico.

O movimento surge apenas três semanas após a companhia introduzir aos consumidores brasileiros seu serviço de assinatura de produtos de entretenimento e compras, o Prime, acirrando ainda mais a concorrência com varejistas locais ao oferecer frete gratuito ilimitado para todo o país.

“Esse é um momento particularmente empolgante para Amazon no Brasil”, afirmou na quarta-feira o diretor internacional para Alexa da Amazon, Michele Butti, em encontro com jornalistas em um hotel na capital paulista.

Segundo ele, a empresa companhia contratou uma equipe local para adaptar a Alexa ao português e vinha testando desde dezembro a versão brasileira da assistente virtual com um grupo de funcionários e clientes.

A Amazon oferecerá aos clientes descontos na pré-venda de dois dos três dispositivos com software Alexa – Echo Dot e Echo Show 5 – em sua plataforma de ecommerce. Ambos serão entregues a partir de 8 de outubro, quando também poderão ser encontrados em algumas lojas físicas da rede Fast Shop.

Já o outro dispositivo, batizado de Amazon Eco, estará disponível somente a partir de novembro.

Ricardo Garrido, gerente para Alexa na Amazon Brasil, disse que a empresa considera a possibilidade de vender os três dispositivos em outras redes varejistas brasileiras mais adiante e também não descarta parcerias com operadoras de telefonia locais.

Os executivos acrescentaram que a Amazon importará os três aparelhos da China, mas recusaram-se a especificar os volumes que serão estocados e estimativas para as vendas no Brasil.

“Estamos orgulhosos do produto e os resultados em outros países foram acima das expectativas, então não estamos particularmente focados nas vendas do primeiro ano ou mês”, afirmou Butti.

Garrido observou que a principal preocupação para Amazon neste momento é a reação dos consumidores brasileiros à assistente virtual, considerando que Alexa também pode ser usada em dispositivos de outros fabricantes.

De acordo com a companhia, há atualmente cerca de 100 milhões de dispositivos conectados à Alexa em todo o mundo. Os preços para os três aparelhos da Amazon no Brasil variam entre 349 e 699 reais, mas a varejista ofertará descontos de até 150 reais na pré-venda online.

Anterior Sebrae realiza mutirão para conhecer desafios dos empreendedores
Próximo Sete passos para implantar a diversidade em sua empresa

Não há comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *