A venda de carne moída irá sofrer mudanças na sua regulamentação. É que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai submeter a consulta pública nova proposta de regulamento técnico de identidade e qualidade para a venda do produto.
A entidade publicou, na última segunda-feira (4), a Portaria 405 que submete à consulta pública, pelo prazo de 60 dias, a proposta de regulamento técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) para a carne moída.
A proposta visa promover adequações na Instrução Normativa n° 83/2003 para dar maior segurança no procedimento de registro do produto, diante da modernização dos processos produtivos e dos procedimentos industriais. Além disso, o regulamento busca dar transparência e segurança ao consumidor
Uma das propostas sugeridas no texto é a de que a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a montagem e que cada pacote do produto poderá ter no máximo um quilo. Outra sugestão está relacionada à porcentagem de gordura. O texto determina que esta seja informada logo após a denominação da venda.
A consulta pública ficará aberta por 60 dias. As sugestões deverão ser encaminhadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (SISMAN), da Secretaria de Defesa Agropecuária, através do site: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/SISMAN.html.
Os interessados em participar devem efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso (SOLICITA), por meio do link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/solicita/.
A proposta de regulamento define carne moída como produto obtido “a partir da moagem de massas musculares das espécies animais de açougue, seguido de imediato resfriamento ou congelamento do produto”.
Leia também: Sebrae e Jucese capacitam agentes públicos para desburocratizar abertura de empresas