A produção e venda de fertilizantes em Sergipe teve seu reinício consolidado há pouco mais de um mês, após a reativação da antiga Fafen, agora Unigel Agro SE. O retorno da fábrica promete colocar Sergipe como um dos grandes produtores de ureia no Brasil.
Hoje, a Unigel é a única empresa a produzir ureia no país, insumo importante para a agricultura brasileira. A ureia CO(NH2)2 é um fertilizante sólido granulado tida como principal fonte de nitrogênio (N) para adubação no Brasil. Atualmente, a unidade em Sergipe produz ureia e amônia, e tem capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio.
Ainda assim, mesmo sendo uma das grandes potências do agronegócio no mundo, o Brasil depende da produção externa de fertilizantes em mais de 70%. Roberto Noronha, CEO da companhia, acredita que a reativação das fábricas em Sergipe e na Bahia será responsável pela produção entre 15% e 20% da demanda nacional, o que deverá reduzir a dependência brasileira em relação à importação do insumo.
A perspectiva é de que as fábricas de Sergipe e da Bahia tenham suas operações consolidadas como produtores de ureia e que a produção seja ainda maior. “Estamos falando aqui de quase 1,2 milhão de toneladas de ureia por ano, além de quase 700 mil toneladas, por ano, de sulfato de amônio e mais quase um milhão de toneladas de amônia. São volumes grandes, importantes para o país, finalizou Noronha em entrevista ao Bom Dia SE.
A hibernação da Fafen começou em 2019. A usina foi arrendada pelo grupo há oito meses e o contrato é válido por pelo menos 10 anos. Após pouco mais de um mês da sua reabertura, a empresa é responsável pela geração de 500 empregos em Laranjeiras, onde está instalada. O reinício da produção e venda de fertilizantes da Unigel contou com a inserção e recolocação de trabalhadores no mercado, além da recontratação de grande parte dos antigos funcionários.
Com informações de G1.
Leia também: Confiança da indústria se recupera em maio