Ministro André Mendonça vota na capital federal neste domingo
O ministro André Mendonça, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou na manhã deste domingo (25) que o encerramento da votação inaugura um novo momento político no Brasil.
Votação rápida e presentes de eleitores
O magistrado compareceu à Escola Classe 8, localizada na Octogonal, em Brasília, por volta das 9h37. Após permanecer menos de dez minutos no local de votação, ele foi agraciado por eleitores com duas bíblias, uma bandeira nacional e uma escultura da Justiça.
Expectativa para o novo ciclo político
Durante sua declaração à imprensa após registrar o voto, o ministro enfatizou a importância da escolha consciente e manifestou otimismo em relação aos mandatários que permanecerão nos cargos ou assumirão novas funções.
“Terminam as eleições hoje e se começa um início de um novo ciclo dentro do país, onde aqueles que forem mantidos, aqueles que forem eleitos renovando, eles possam fazer o melhor para o país. É o que a gente espera”, afirmou o ministro, ao votar na Octogonal, em Brasília.
“Que o grande vencedor seja o eleitor, seja o país”, completou
Liberdade de escolha e gratidão aos mesários
O representante da Justiça Eleitoral pontuou que a população brasileira chegou ao dia decisivo com bagagem informativa suficiente para exercer o direito ao voto de maneira autônoma.
“Queria agradecer de modo especial a todos os cidadãos e cidadãs que acompanharam esses meses de campanha eleitoral e hoje têm as informações, podem tomar sua decisão com total liberdade de escolher aquilo que é melhor para o país”, disse.
O magistrado classificou a data como um marco histórico nacional e estendeu agradecimentos aos colaboradores envolvidos na logística da votação, que engloba municípios federais e estaduais.
“Hoje se encerram as eleições. O povo decide com liberdade, com segurança quem irá representá-lo, seja no âmbito federal, nacional, seja também em cinco estados mais o Distrito Federal”, declarou.
“Ao mesmo tempo, quero agradecer aos servidores da Justiça Eleitoral, que têm trabalhado incansavelmente para que isso aconteça de forma segura e plena, aos quase 2 milhões de mesários que estão trabalhando hoje”, afirmou.
Por fim, o vice-presidente do TSE ressaltou a relevância dos profissionais da comunicação na garantia da lisura do processo democrático por meio da cobertura jornalística e da fiscalização contínua.
Fonte: G1 - Política